sexta-feira, 12 de novembro de 2010

INFORMAÇÃO NO CD-ROM

   
Com a necessidade de realizar uma melhor prestação de serviços para o paciente, muitos médicos vêm descobrindo, entre outros recursos, a informática. Através desta, nos últimos anos tem surgido uma grande quantidade de produtos de software comercialmente disponíveis cujo único objetivo é proporcionar informação médica e científica tanto aos profissionais quanto aos pacientes. Disquetes, videodiscos, CD-ROMs e Internet são os meios mais utilizados, e são de grande auxílio para a educação.

Uma das tendências mais interessantes é a utilização de alguns desses produtos para esclarecer conceitos e procedimentos médicos para o paciente. Com isso, o médico está fazendo com que o mesmo saia de seu consultório, clínica ou hospital consciente de tudo que foi dito e melhor, sabendo realmente como aconteceu ou acontecerá o processo explicado. Por exemplo, quando um profissional médico precisa realizar um cateterismo, ele pode demonstrar para o paciente como o exame será realizado e qual seu objetivo final, usando um atrativo programa de multimídia. Um outro exemplo seria o profissional que trata de um paciente diabético explicar a importância da tomada de medicamento na hora correta e a realização da dieta, mostrando como a medicamento age no organismo, qual a via de acesso do medicamento e a partir disto quais seriam os problemas encontrados caso não fosse realizado o tratamento corretamente.
Podemos também utilizar estes aplicativos para um melhor conhecimento do profissional em sua área de atuação, ou seja, uma recicl agem dos processos aprendidos e utilizados, ou mesmo ganhar conhecimentos em novas áreas. Qual é o profissional que não passa por uma situação de ter que consultar algum livro durante o processo diagnóstico ou terapêutico ? Com a utilização destes aplicativos tudo se torna mais fácil.
Finalmente, estão proliferando cada vez mais os CD-ROMs destinados especificamente para serem usados diretamente por pessoas leigas, como o conhecido Family Health Book, da Mayo Clinic, mas que também podem ser utilizados pelo profissional para ilustrar algo ao paciente de maneira simples. 
ALUNA:JANDRIA NASCIMENTO
FONTE:INFOSAÙDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário