sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PESQUISADORES DESENVOLVEM MONITOR ELETRÔNICO QUE “MEDE” ESTRESSE




Monitor de estresse mede condutividade da pele, frequência cardíaca e respiratória e movimentação do corpo. Crédito: ETH Life. Alguns Cientistas estão desenvolvendo um assistente eletrônico que monitora os níveis de estresse de uma pessoa. Esse equipamento que alerte para o estado do corpo, evitando o cansaço e a depressão de uma forma mais eficaz. Apesar de o estresse ser uma resposta saudável do corpo frente a uma ameaça, em longo prazo pode ocasionar efeitos adversos como doenças cardiovasculares e até problemas mentais.

Ex: Pode ter até depressão comforme o texto acima citado.

Os pesquisadores usaram diferentes indicadores para determinar os níveis de estresse, incluindo a condutividade da pele nos dedos, a frequência cardíaca e respiratória e quantidade de hormônios do estresse cortisol na saliva. Além disso, levaram em conta a movimentação da perna, pé e os movimentos do braço, por meio de uma cadeira revestida com sensores de pressão.

Ex: nesse momento alguns professores nessecitariam urgentimente para controlar esse indice de estresse.

Esse monitor funciona muito bem o sistema foi capaz reconhecer corretamente os níveis de estresse baseado na condutividade da pele (relacionada ao suor, desencadeado em situações estressantes) em 83% dos casos. 

Os sensores das cadeiras também forneceram informações úteis em 73% dos casos. Esse equipamento vai demorar a chegar ao mercado, estudos complementares devem adequar o sistema para que ele identifique o estresse em fase precoce. Além disso, os sensores ainda são muito desconfortáveis.

Ex: Apesar de ser muito necessario para os dias de hoje, não estar disponivel no mercado. Mas que ajudaria bastante no nosso dia-a-dia.

Aluna: Francenilce Pimental

Turma: Noite II semestre B

Fonte: www.cienciadiaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário