sábado, 13 de novembro de 2010

O PROSPECTAR E AS AGÊNCIAS DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE

O PROSPECTAR E AS AGÊNCIAS DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
 
 
Está em andamento, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Programa Prospectar ¾ Desenvolvimento de Atividades de Prospecção em Ciência e Tecnologia. Essencialmente, o programa pretende manter um processo contínuo de reflexão a respeito de temas de Ciência e Tecnologia e baseia-se em consultas à sociedade. Os questionamentos procuram identificar o posicionamento dos respondentes acerca dos impactos de determinada tecnologia sobre a eficiência do sistema produtivo, qualidade de vida da população, disponibilidade de infra-estrutura e de recursos humanos, necessidade de cooperação internacional, entre outros itens.
Estas informações vão balizar a definição das diretrizes básicas para a Política Nacional de Ciência e Tecnologia, considerando três aspectos fundamentais: "a definição de prioridades para o desenvolvimento científico e tecnológico, o delineamento de um conjunto de orientações estratégicas que permita a identificação de gargalos, bem como orientar ações políticas setoriais" . É importante lembrar ainda que a distribuição dos recursos dos Fundos Setoriais também poderá ser influenciada pelas definições oriundas do programa.
Estas informações estão sendo aqui apresentadas tendo em vista que nesta edição do Prospectar um dos temas considerados é justamente Saúde, dentro do qual são tratados 29 subtemas, entre os quais encontram-se aqueles relacionados ao desenvolvimento e utilização de novas tecnologias para aplicação na área da saúde. Nesta categoria são, obviamente, contemplados tópicos técnicos tais como "desenvolvimento de engenharia de tecidos: pele, ossos, vasos, cartilagem, válvulas e sangue" ou "desenvolvimento de novas formas terapêuticas baseadas em moléculas inteligentes com tropismo para alvos específicos".
Porém, sob a ótica da área de Economia da Saúde, os tópicos que apresentam especial interesse, e por esta razão serão alvo desta seção, referem-se ao "uso amplo de abordagem multidisciplinar para estudo e avaliação de tecnologia em saúde" e ao "uso amplo de grupos multicêntricos para estudo e avaliação de tecnologia em saúde".
ALUNA: IRLES ALMEIDA
TURMA: II-B

Nenhum comentário:

Postar um comentário