quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ÓCULOS PARA TODOS

A tecnologia trouxe recentemente para o mercado, uma novidade, que vai beneficiar pessoas com um poder aquisitivo baixo, como a população ribeirinha da Amazônia.
Lente de qualidade, a preços baixos e prontos em apenas 10 minutos. Essa combinação tornou possível recentemente, que desenvolveu uma resina fabricada como componentes químicos disponíveis no mercado nacional para fabricação de lentes oftálmicas, utilizando a polimerização induzida por luz ultravioleta.
As lentes são produzidas a partir da injeção da resina- material liquido um pouco mais viscoso que o mel- em um molde de vidro transparente. Em seguida, o sistema é colocado dentro de um reator e3 exposto à radiação ultravioleta para se tornar sólido. E esse processo de cura de resinas que permite a rápida fabricação das lentes. Com técnicas mais tradicionais, as lentes podem leva até 24 horas para ficar prontas. “A idéia é produzir lentes em unidades móveis que possam ser levadas a local difícil acesso como a população ribeirinha da Amazônia”.
O uso da resina reduz em aproximadamente 75% o custo do material para a produção de lentes, utilizando luz ultravioleta.
Podemos dizer que esse procedimento pode ajudar a solucionar o problema de muitos brasileiros que sofrem com problema de visão e que não têm acesso a óculos devido ao alto custo.
Mais informações pelo livro ciência hoje. Vol.46. nº 273

ALUNO: Marinaldo Lima
TURMA: IIB noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário