sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSAMENTO DE IMAGENS


O dia a dia da atividade médica é marcado por uma busca constante de um diagnóstico preciso e da avaliação da terapêutica, para esse fim o médico serve-se de uma grande variedade de técnicas de produção de imagens, entre eles destacando-se os métodos radiológicos (raios X simples e contrastado, CT, MRI, imagens de medicina nuclear, tomografia PET; ultra-sonografia, ecocardiografia), micrografias, exames anatomopatológicos, endoscopias, análises cromossomiais, fotografias e exames relacionados a especialidades em particular, como a oftalmologia.
A medicina estava inicialmente atrasada na adoção dos computadores, mas o manejo e manipulação das informações em larga escala e as altas velocidades venceram os médicos e administradores hospitalares. O trabalho com imagens médicas pode ser dividido em quatro categorias: geração de imagens, análise de imagens, gerenciamento de imagens, e gerenciamento de informações. Em cada uma destas tarefas é possível o uso do computador.
O processamento de imagens por computador é no momento um dos ramos da computação que mais tem crescido, baseado em técnicas digitais que tem suas origens nos projetos espaciais da NASA. Atualmente, o desenvolvimento deve-se fundamentalmente à produção de componentes eletrônicos mais potentes, baratos e menores, que permitem o aumento das investigações nesse campo, que antes estavam limitados a grandes instituições de países do primeiro mundo.O objetivo deste artigo é discorrer sobre o processamento digital de imagens médicas, dando ênfase as técnicas radiológicas, e abordando os princípios básicos da digitalízação de imagens, análise, arquivamento e comunicação através de redes das imagens médicas.
ALUNA:JANDRIA NASCIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário