quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Tomografia Computadorizada



                      A tomografia computadorizada ( T C) é uma técnica avançada de imagem diagnóstica que emprega radiação ionizante.A Tomografia computadorizada tem a capacidade de produzir imagens de alta resolução de detalhamentos anatômicos minuciosos de qualquer parte do corpo humano que se deseja.
                     Pode ser explicada como se tratando de um exame de medição de densidade radiológica dos volumes  de cortes de detrminada região do corpo.Uma ampola de raios X produz um feixe de radiação X em formato de um leque,que irá atravessar uma detrminada seção (um corte) do corpo do paciente.A ampola utilizada na TC difere da empregada na radiografia convencional,pelo fato de girar em torno do eixo do paciente.O feixe colimado de raios X é captado por um sistema circular de detectores,situados no lado oposto ao do feixe.
                   A tomografia computadorizada tem um vasto campo de aplicação dentro da medicina.Trata-se de um  método diagnóstico muito valioso para o estudo de órgãos sólidos,no estudo de vítimas de traumatismos ( na análise de lesões mútiplas).
São empregados métodos matemáticos complexos para a produção de imagens. Um exame completo de TC gera cerca de 40 mil equações em 40.000 variáveis. Um computador irá processar os dados recebidos e construir imagens tomográficas (cortes). Coma resolução de conjuntos de equações,são gerados os " coeficientes de atenuação normalizados", ou seja, os números de TC.
                  Com base nesses números de T C,o computador torna possível ao radiologista compor a imagem que melhor convier,para melhor expressar oa problemas que estão sendo diagnosticados,por meio de dezenas e centenas de gradações de tons de cores diferentes(preto,cinza  e branco).


Aluna : Tyllara da Rocha Soares
Enf  II B, Noturno
Santarém,18 de novembro de 2010





Nenhum comentário:

Postar um comentário