terça-feira, 9 de novembro de 2010

ECOGRAFIA 3D.



ECOGRAFIA 3D
A Ecografia Obstétrica Tridimensional ou Ecografia Obstétrica em 3D/4D consiste na confecção de imagens tridimensionais da superfície do feto através da ecografia (ultra-sonografia), método diagnóstico não-invasivo e não-radioativo que não ocasiona portanto, qualquer tipo de prejuízo ou desconforto para a mamãe e seu bebê.
Embora utilizada em várias áreas da medicina, foi na Obstetrícia que este tipo de avanço no diagnóstico por imagem ganhou maior repercussão. É possível hoje uma reconstituição mais fiel e nítida das imagens, com seu armazenamento, manipulação, obtenção de novos ângulos de visão e acompanhamento dos movimentos do bebê (abertura da boca por exemplo, caso ocorra durante a execução do exame).

Teoricamente o exame pode ser realizado em qualquer época da gestação. Porém na prática, verificou-se a obtenção dos melhores resultados entre a 24ª e a 32ª semana.
Cada exame é diferente um do outro, ou seja, não existirão dois exames iguais, pois o resultado obtido é dependente de múltiplas variáveis (posição do bebê no momento do exame, localização da placenta, etc) .

Embora tenha ocorrido uma grande evolução na obtenção de imagens fetais, o avanço na capacidade deste exame em diagnosticar anomalias (malformações) ainda é incipiente. Para fins de diagnóstico, até o presente momento, esta nova tecnologia ainda não supera o exame bidimensional. Por este motivo é realizada também a biometria fetal (avaliação das medidas fetais) e a revisão da anatomia (estudo dos órgãos) através do modo tradicional (modo 2D ou bidimencional), sendo emitido laudo com as mesmas informações técnicas do exame obstétrico de rotina (posição, peso, etc).

A Ultra-sonografia Obstétrica Tridimensional permitiu uma melhor observação do bebê no interior do útero materno, facilitando a compreensão das imagens pelos que assistem ao exame e propiciando um vínculo ainda maior entre os pais e o(a) filho(a). É fascinante podermos visualizar com mais realismo imagens de alguém que ainda nem nasceu.

Aluno:Thiago Carvalho.
Fonte: http://www.clinoson.com.br/index.php?cont=ecografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário