sexta-feira, 12 de novembro de 2010

OS RERCURSOS DA INTERNET

A Internet é uma rede global de computadores que cobre hoje uma boa parte do mundo habitado. Graças ao impressionante progresso tecnológico representado pelas telecomunicações e pela Informática, tornou-se um fenômeno de massa ímpar na história da ciência. Estimava-se em janeiro de 1998 que ela englobava cerca de 23 milhões de computadores e mais de 100 milhões de usuários. Embora a taxa de crescimento da Internet tenha diminuido recentemente, ela está dobrando em número de computadores e de usuários a cada ano, sendo que o volume de informação disponível está dobrando a cada seis meses. Continuando a presente taxa de crescimento, existirão 100 milhões de computadores na Internet em janeiro do ano 2000. 
O armazenamento e a transmissão de informação através dessa rede representa, sem dúvida, uma nova revolução científica, tecnológica, social e econômica, equivalente à invenção da imprensa tipográfica, por Johannes Gutenberg, mais de 400 anos atrás. É também um novo paradigma para o famoso conceito de "aldeia global" proposto nos anos 70 pelo comunicólogo canadense Marshall McLuhan. Uma de suas principais características é a sua heterogeneidade, ou seja, qualquer computador, de qualquer marca ou 
tecnologia pode ser conectado aos demais através da Internet, utilizando uma linguagem comum de comunicação, chamada TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Isso a torna verdadeiramente universal e acessível para todos. 
O volume e a variedade de informações disponíveis na Internet sobre assuntos relacionados à medicina e à saúde é imenso, e não para de crescer, mas podem ser considerado ainda pequenos, quando comparados com seu real potencial (atualmente apenas 2 % da população do planeta usa a Internet !). A Internet nos oferece não apenas os tipos de informação médica presentes nos meios tradicionais impressos, tais como textos e imagens de artigos científicos e clínicos, revistas, jornais, boletins, manuais, relatórios técnicos e de casos, livros, listas e catálogos, etc., mas também outros meios digitais, tais como gravações de áudio e vídeo, desenhos animados, imagens e textos interativos, etc. Nos países mais desenvolvidos, já é significativa a participação dos profissionais da saúde na rede. Apenas um serviço de fornecimento de informações científicas, o MedScape, tem mais de 400.000 usuários cadastrados, de mais de 80 paises. 
No primeiro aspecto, a rede serve simplesmente como um veículo de acesso mais rápido e conveniente à informação médica disponível, sendo que a principal inovação oferecida pela Internet é a capacidade de realizar pesquisas eletrônicas e localização das fontes de informação de forma muito rápida. No segundo aspecto, a Internet, principalmente através da World Wide Web (WWW) têm características semelhantes à outros produtos de integração de multimídias, tais como os CD-ROMs. 
O grande potencial revolucionário na Internet, contudo, repousa em três pontos importantes: sua interatividade, sua conectividade global, e sua independência da localização geográfica. Como tal, poder-se-ia pensar na Internet como um espécie de computador gigantesco e de alcance mundial, com capacidade de armazenamento ilimitada, que podemos usar em qualquer lugar, a qualquer hora. Não importa realmente, por exemplo, se dois médicos que estão consultando um paciente na rede, enviando e recebendo radiografias ou ECGs, e conversando entre si através de canais de voz, estão localizados em salas ao lado do mesmo prédio ou a 20.000 km de distância. A interação da sala de aula, a conversa telefônica, a TV interativa, a videoconferência e a conversação entre duas pessoas quaisquer são agora possíveis via Internet. Na área da saúde, estas novas ferramentas ainda são pouco utilizadas, mas detêm um potencial enorme e ainda não completamente conhecido para novas aplicações. 
A Internet tem tantos recursos de informação e interação, é tão fácil e barata de usar, e introduz tantas mudanças importantes na educação, pesquisa e assistência em medicina, que passou a ser indispensável para o médico moderno aprender a usá-la em seu dia a dia. Neste artigo, revisaremos sucintamente como estão as aplicações da Internet em Medicina e Saúde. Seria simplesmente impossível fazer uma descrição exaustiva, primeiro, porque ele é vasta e abrangente demais; segundo, porque ficaria instantaneamente obsoleto. Para se procurar mais informações detalhadas sobre recursos disponíveis em saúde, o leitor deve se dirigir à bibliografia, assim como aos catálogos eletrônicos disponíveis na própria Internet.
Aluna:Jandria nascimento                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário