terça-feira, 16 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO MONITOR FETAL CARDIOTACÓGRÁFICO

 Santarém 16 de novembro



  O Monitor Fetal Cardiotocógrafo MFC 5000 – Microem é um equipamento de alta tecnologia que dispõe de recursos precisos, confiáveis e análise em tempo real destinado a cardiotocografia gemelar não invasiva. Este equipamento é composto de um sistema computacional dotado de hardware e software dedicados que possibilitam monitorar a gestante, registrando os resultados dos dados da captação dos sinais cardíacos fetais, movimento fetal e contração uterina. 
Os exames podem ter duração de 10 a 60 minutos, conforme necessidade do tocólogo. O resultado é visualizado em um monitor de vídeo e disponibilizado para ser gravado em arquivo eletrônico. Além disso, caso deseje, o resultado do exame poderá ser enviado à uma impressora jato de tinta colorida para impressão em papel.
O principio de funcionamento do MFC 5000 consiste em um método não invasivo que utiliza três transdutores para monitoramento da gestação, sendo eles: Transdutor de ultra-som, transdutor tocodinamômetro e transdutor de evento.   
Transdutor de ultra-som
Este transdutor envia ondas sonoras de alta frequência para o interior do corpo da gestante. Essas ondas são refletidas através das contrações cardíacas do feto, pelo fluxo sanguíneo na placenta ou no cordão umbilical e captadas pelo mesmo transdutor. O sistema computadorizado interno do equipamento converte estas ondas sonoras de alta frequência em informações digitalizadas na tela do monitor e em informações sonoras audíveis a fim de serem auscultadas através do alto-falante do equipamento.   
Transdutor tocodinamômetro
Este transdutor capta variações mecânicas oriundas da atividade uterina (contração uterina) e converte, por meio do sistema computadorizado interno do equipamento, em informações digitalizadas na tela do monitor.  
Transdutor de evento
Este transdutor é mantido sob controle da gestante e acionado por ela toda a vez que ela percebe a ocorrência de um movimento fetal.

Fonte: http://www.microem.com.br/ cardiotocográfico.htm

ALUNA: MARIA ADRIANA S. REBELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário