quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOVO MÉTODO PARA ANÁLISE DE SANGUE

Uma nova técnica permite aos médicos analisar gotas de sangue seco sem recorrer a extrações dolorosas e complicadas. O método poderá revolucionar a farmacologia pediátrica e até provas anti-doping de atletas. Pesquisadores sempre manifestaram sua preocupação frente a necessidade de efetuar várias extrações de sangue de recém nascidos, já que 85% do seu peso corporal é água, em comparação com adultos que possuem entre 60% e 70%. Isto pode induzir também a erros na dosagem de medicamentos já que o peso corporal pode não ser um parâmetro ideal para ministrar quantidades adequadas.
Este novo enfoque se baseia na cromatografia líquida, na qual espectómetros de massa utilizam cargas elétricas para transformar moléculas em ions, que podem ser identificados e contados.
O Dr. Gregory Hammer, da Stanford University-USA, responsável pela pesquisa, cita o exemplo da morfina, que requer numerosas extrações de sangue de recém nascidos, fato que pode colocar em risco a sua saúde. Outros destaques são a detecção do hormônio do crescimento, agentes para o estímulo de produção de glóbulos vermelhos e exames anti-doping. Finaliza lembrando que tudo o que possibilitar a redução do volume de fluídos biológicos, é muito interessante para toda a classe médica.
FONTE: Technology Review
Aluna: GIZANE LIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário