quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CAMISOLA REGISTRA ATIVIDADE ELÉTRICA DO CORAÇÃO

 

Cada vez mais a tecnologia está ao dispor de nós seres humanos. E esta é um bom exemplo disso, no âmbito da saúde, apresentada no Congresso Internacional de Cardiologia, em Setembro de 2009.

Trata-se de uma Camisola, feita de “têxteis inteligentes” que permite registra a atividade do coração dos cliente/pacientes, sem que estes tenham que se deslocar a uma unidade de saúde, obtendo a informação de um eletrocardiograma, e enviando essa mesma informação registrada para um centro de monitoração, com supervisão médica constante.

Além dos aspectos cardíacos, a camisola também poderá registra a atividade respiratória e a temperatura do corpo.


Para a sua concepção, juntaram-se fios de aço inoxidável a fios de viscose, para que funcionasse como um eletrodo, como o fim de registrar a atividade elétrica.

A Camisola está ligada a um pequeno transmissor, para poder passar as informações recolhidas através das redes de comunicações móveis, para um centro de monitoração central que, posteriormente analisará esses mesmos dados.

Esse mesmo centro de monitoração ainda está a ser trabalhado por cientistas, investigadores de telecomunicações e teleMedicina, para ser utilizado um software já desenvolvido. Assim, esse centro, com capacidade de leitura e armazenamento de dados, poderá alertar o paciente e utilizador da camisola, em caso de anomalia dos dados e, assim, prevenir situações de risco.

A fiabilidade é bastante alta, pois a camisola foi testada em 15 pacientes, e os dados não obtiveram alterações em relação aos recolhidos pelas máquinas de Eletrocardiograma mais utilizadas nos hospitais e centros de saúde.

Assim sendo, e como a camisola é uma peça de vestuário confortável como outra qualquer, o objetivo seria usá-la no âmbito da teleMedicina , monitorizando os pacientes cardíacos a partir de casa, sem que estes tenham que se dirigir aos hospitais, e prevenindo assim casos de risco.

Os primeiros resultados da utilização desta tecnologia foram apresentados por cardiologistas da Unidade de Cuidados Coronários e Informações Cardiovasculares e Epidemiologia do Hospital de São Rafael, em Itália, no âmbito do projeto de investigação europeu “Sistema de Cuidados de Saúde Usáveis”.


ALUNA: PRISCILA CASSAINA FARIAS DA SILVA

TURMA: II B NOITE

FONTE: http// pplware.sapo.pt/category/windows
              Texto: Marisa Pinto, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário