quarta-feira, 22 de setembro de 2010

HIPERTIREOIDISMO.

O hipertireoidismo é uma desordem que ocorre quando a glândula tireóide fabrica mais hormônios do que a necessidade do corpo. As mulheres são mais propensas a desenvolver hipertireoidismo do que homens.


Causas do hipertireoidismo

O hipertireoidismo pode ter várias causas, incluindo:
* Doença de Graves.
* Nódulos na tireóide.
* Tireoidite.
* Muita ingestão de iodo.
* Supermedicação com hormônio sintético de tireóide no tratamento de hipertireoidismo.

Em casos raros o hipertireoidismo é causado por adenoma pituitário, o qual é um tumor não-cancerígeno na glândula pituitária.



Doença de Graves e hipertireoidismo

A doença de Graves é uma das causas mais comuns de hipertireoidismo. Ela é uma doença auto-imune, o que significa que o sistema imunológico ataca as próprias células e tecidos saudáveis do corpo. Na doença de Graves o sistema imunológico fabrica um anticorpo que causa a produção exagerada de hormônios da tireóide.



Sintomas do hipertireoidismo

O hipertireoidismo tem muitos sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa. Alguns sintomas mais comuns de hipertireoidismo são:
* Nervosismo ou irritabilidade.
* Fadiga ou fraqueza muscular.
* Problemas para dormir.
* Intolerância ao calor.
* Tremor nas mãos.
* Batimento cardíaco irregular ou rápido.
* Diarréia.
* Perda de peso.
* Variações de humor.
* Bócio.





Diagnóstico de hipertireoidismo

Para o diagnóstico de hipertireoidismo o médico começará perguntando sobre os sintomas e fará exame físico. Então, o médico usará vários testes para confirmar o diagnóstico de hipertireoidismo e encontrar sua causa. Provavelmente o primeiro teste será de hormônio estimulante da tireóide (TSH), que é a medida mais precisa da atividade dessa glândula. Se o médico confirmar que o paciente tem hipertireoidismo, podem ser necessários testes adicionais para encontrar a causa e determinar o melhor tratamento.

Tratamento de hipertireoidismo

A pessoa com suspeita de hipertireoidismo deve procurar um endocrinologista. O tratamento depende da causa e gravidade do hipertireoidismo. Ao escolher o tratamento, o médico também leva em consideração a idade do paciente, alergias, possíveis efeitos colaterais dos remédios, outras condições como gravidez e doença cardíaca, e a disponibilidade de um cirurgião com experiência na tireóide. O objetivo do tratamento é trazer os níveis hormonais a um estado normal, desta forma prevenindo complicações a longo prazo e aliviando os sintomas. Na há um único tratamento que funcione para todas as pessoas. As opções de tratamento são remédios, terapia com radioiodo e cirurgia.  



Aluno: Thiago Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário