Santarém 25 de setembro de 2010.
Segundo os canais de notícia globo, em 2008 no Nordeste foi relizado, o primeiro inplante de coração artificial. Onde foi realizado no hospital de Messejana em Fortaleza.
Depois de uma cirurgia considerada um sucesso, o paciente João Edilson Maia, de 47 anos, se recupera bem no Hospital de Messejana. Vítima da doença de chagas, ele estava internado há três meses e aguardava por uma doação de um coração para fazer um transplante.
Como não podia mais esperar, os médicos optaram pela última alternativa: o implante do coração artificial. O dispositivo implantado fora do peito de João e que permanece ligado a uma máquina é uma chance de vida até que ele receba a doação de um coração de verdade.
Foi a primeira vez no Ceará e no Nordeste que um paciente recebeu um implante de coração artificial. João Edilson Maia também foi o primeiro paciente brasileiro a receber o implante de graça, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O coração artificial que veio dos Estados Unidos foi adquirido pela Secretaria de Saúde do estado por R$ 30 mil. Segundo os médicos, há casos em que pacientes com implantes como este sobrevivem por até 10 meses depois da cirugia.
O que deu para perceber que graças as novas tecnologias e pesquisas, tem aumentado a pesperctiva de vida dos cidadãos, em todo o mundo e que pode ser melhorada cada vez mais. No entanto precisamos de mais apoio dos nossos governantes para melhorar cada vez mais a qualidade de vida.
ALUNA: MARIA ADRIANA SOARES REBELO
TURMA: B II SEMESTRE NOITE
Nenhum comentário:
Postar um comentário