quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DOENÇA RENAL CRONICA

A insuficiência renal é a falência do rim, é a impossibilidade de realizar suas funções de maneira satisfatória.
A função do rim


O rim é o órgão responsável pela filtragem do sangue, retirando do sangue a uréia, o ácido úrico, o fósforo e o hidrogênio. Além disso, reabsorve albumina, sódio, potássio e cálcio.

O rim também é responsável pela produção dos seguintes hormônios:

Eritropoietina - estimula a produção de glóbulos vermelhos

Sistema renina angiotensina aldosterona - Aumenta a pressão arterial

Calcitriol - Vitamina D ativada, aumentando o cálcio dos ossos

[editar] Classificação

A insuficiência renal é classificada em aguda e crônica. Aguda é quando esta insuficiência é instalada em horas ou no máximo poucos dias. Uma insuficiência renal aguda pode progredir para crônica ou melhorar, mas a insuficiência renal crônica pode ir se instalando aos poucos, piorando gradativamente o quadro renal, sem nunca ter passado pela forma aguda. A insuficiência renal crônica é a considerada não reversível, restando no fim apenas a hemodiálise,diálise peritoneal e transplante renal.

A insuficiência renal aguda é classificada em "Pré renal", "Renal" e "Pós renal". A insuficiência renal aguda pré renal é aquela que ocorre porque o sangue não chega com volume suficiente no rim. Isto pode ocorrer por choque não tratado adequadamente, ficando o rim muito tempo com baixo fluxo sanguíneo.O melhor tratamento nestes casos é geralmente a reposição de volume com soluções salinas.Geralmente ocorre por queda do LEC(liquido extracelular) que é sinalizado por queda do pulso venoso jugular e pressao sanguinea.Um aumento do LEC também pode causar IRA desde que esteja associado com diminuiçao do volume sanguineo absoluto. O tipo pós renal ocorre quando há uma obstrução na saída da urina, como uma sonda vesical mal posicionada, um cálculo renal obstruindo o ureter ou uma ligadura cirurgica do ureter. As causas renais são aquelas em que a doença está no próprio rim. As principais causas são:

Glomerulonefrites Crônicas

Pielonefrites crônicas (infecção do rim)

Nefropatias de origem genética como rins policísticos

Nefropatia causada pelo diabetes mellitus

Nefropatia causada por toxicidade medicamentosa

Nefropatia causadas por alterações na artéria renal

A principal causa de de insuficiencia do parênquima renal é a necrose tubular aguda(NTA) resultante de um ataque isquêmico ou nefrotoxico.Seu diagnóstico é feito através da exclusao de outras patologias como a glomerulonefrite,vasculites etc.

Aproximadamente 180 litros de sangue são filtrados e refiltrados pelos rins todos os dias. Em situações normais o rim produz cerca de 1,2 litro de urina por dia, podendo produzir mais caso haja ingestão de muito liquido e menos caso haja restrição hídrica.

O tratamento da insuficiência renal vai depender da fase em que o paciente se encontra. Caso seja uma insuficiência renal aguda do tipo pré renal recomenda-se fornecer  na forma de solução salina, cuidando para evitar a sobrecarga e insuficiência cardíaca congestiva. Também é possivel atraves de uma massagem melhorar. A insuficiência aguda pós renal,o tratamento consiste em desobstruir a saída da urina.
 
Para o tipo renal, o melhor tratamento é a prevenção, tratando adequadamente a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e evitando medicamentos nefrotóxicos. As infecções devem ser prontamente tratadas para evitar suas complicações, portanto se você acha que se encontra com um desses quadros clínicos, procure imediatamente um nefrologista, pois ele é o profissional indicado para prescrever-te um tratamento. Existem tratamentos eficazes à base de Aloe Vera.
 
ALUNA: Regiane Regis de Oliveira Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário