domingo, 17 de outubro de 2010

O ULTRA-SOM 3 D NA MEDICINA FETAL

Mais uma amostra da "parceria" tecnologia-medicina é o Ultra-som 3D, amplamente utilizado na Medicina Fetal. Com a ajuda do computador, imagens bi-dimensionais são reformatadas para uma resolução 3D, ou seja, já podem ser identificados detalhes do corpo do feto e até seu rosto, condicionado apenas à posição, idade gestacional e quantidade de líquido amniótico..Além disso, pode ser captado movimento (até 8 imagens por minuto).
Quando se trata de uma gravidez sem suspeitas de anormalidade, o primeiro ultra-som é realizado entre a 7ª e 8ª semanas principalmente para verificar se a gravidez é tópica (dentro do útero) ou ectópica (fora do útero, nas trompas). Entre as 11ª e a 14ª semanas deve ser efetuado o segundo ultra-som;é o chamado ultra-som com translucência nucal, que indica o risco de o bebé apresentar síndrome de Down ou alguma outra cromossomopatia. A partir do terceiro ultra-som, efetuado após 20 semanas de gestação, já é possível se obter imagens bem mais claras e precisas da anatomia do feto.
Com estes 3 exames, se considera completa a rotina pré-natal, mas existe uma tendência crescente na realização de um quarto exame para o acompanhamento gestacional.
FONTES: www.drauziovarella.com.br, www.e-familyblog.com
DJELMA VIEIRA - ENF B 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário