sábado, 16 de outubro de 2010

TECNOLOGIA E ENFERMAGEM


 TECNOLOGIA E ENFERMAGEM


Na era atual não se pode desvincular dos temas emergentes, que envolvem a ciência, a comunicação, a saúde e a tecnologia, a influência da mídia, os avanços tecnológicos, e o uso do computador em todas as esferas da vida. Os conceitos criados para tecnologia abrangem diversos prismas de avaliação, a depender de qual tipo de tecnologia, das abordagens, da utilidade e das influências em determinada área do conhecimento. O avanço tecnológico abrange as mais diversas áreas, figurando a física quântica, a nanotecnologia, a astronomia, a computação, a medicina, a enfermagem, a psicologia, etc.
E ao se refletir sobre a Enfermagem nesse contexto, depara-se com um campo vasto, no qual se vivencia o cuidar de um ser humano em diversas condições do processo saúde doença e, nesse espaço a incorporação tecnológica é evi­dente e em constante mutação. Dentre as classificações de tecnologias, pode-se encontrar a leve, leve-dura e dura(1), as tecnologias chamadas assistivas(2), as tecnologias emancipatórias(3).
Cada uma com suas formas de interpretação que ora se unem e ora se distanciam. Mas, se faz pertinente refletir onde e como a Enfermagem pode atuar de forma objetiva, produtiva e autônoma frente aos desafios que envolvem o uso dessa tecnologia.
Como o ser enfermeiro pode se munir de conhecimentos específicos e gerais para que as suas ações de cuidado possam ser melhor qualificadas e, consequentemente, possam ser criticadas, aperfeiçoadas e incorporadas em rotinas dos serviços de saúde.
Ressalta-se que para a Enfermagem, não interessa apenas as máquinas, equipamentos de alta precisão e muitas vezes complexidade. Necessita-se atentar também para os saberes que respaldarão os aspectos práticos que envolvem a profissão.
Isso abrange desde o processo de se comunicar e relacionar com o ser cuidado, ao processo de manipular e operar um equipamento em uma unidade hospitalar especializada. Permeia os campos da educação e saúde com as possibilidades da Educação a Distância (EaD), inserção na Telesaúde, construção e validação de instrumentos, visando proporcionar ambientes e situações que promovam a saúde de forma ampliada e humanizada.
 ALUNA: ANDRÉIA REAMALHO DE FREITAS
 TURMA: II-B  
 TURNO: NOITE

 FONTE: google academico(artigos)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário