quarta-feira, 20 de outubro de 2010

APARELHO DIGESTIVA-ENDOSCOPIA


                                                                  Endoscopia

                             O exame de Endoscopia proporciona o medico olhar dentro do esofago,estomago e duodeno,esse procedimento pode ser usado para descobrir a razao da dificuldade para engolir,nausea,vomito,refluxo,sangramento,indigestao e dor abdominal ou no peito.
                           A tecnologia dividiu o equipamento em dois tipos:fibroscopios que transmite a imagem atraves de uma fibra otica e os videos endoscopios que transmitea imagem atraves de uam micro camera,ou CCD e co isso gera-se uma imagem eletronica.
                           Hoje e possivel tambem ganhar um aumento de imagem de ate 100 vezes otamanho normal co o zoom otico nos endoscopios ou colonoscopios eletronicos.Para se realizar esse procedimento a pessoa deve engolir um tubo flexivel,fino e iluminado.Pouco antes da endoscopia o medico aplicara spray na gargata do paciente com um agente anestesico que ajuda a prevenir nausea,o estomago e o duodeno devem estar limpo,de modo que a pessoa nao deve comer e nem beber nada por pelo menos 6 horas anes do procedimento,para obter um bom diagnostico.
                            O paciente deve levar alguem para acompanha-la,por causa dos sedativos que sao fortes e lava a pessoa a ficar incosciente.Esse e mais uma avanço da tecnologia.


Aluna: Tyllara Rocha
Enf B II
Santarem, 20 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário