quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SOFTWARE PODE MATAR ? A RESPOSTA É SIM!

Nem sempre nos damos conta , mas uma pequena falha em software pode ate provocar grande danos à saúde dos individuos , ou mesmo causar ate mesmo mortes. Como isso pode se dar?
Basta um software com falhas e problemas estar instalado em um equipamentos médicos, como por exemplo em marcapasso ou em máquinas de respiração artificial.
O alerta foi feito pela Software Freedom Law Center (SFLC), durante uma palestra na Open Source Convention (OSCON).
No mundo inteiro, milhões de pessoas com problemas do coração, diabetes, obesidade, entre outros,essas pessoas utilizam aparelhos eletrônicos que ajudam a manter sua saúde estável, mas o software empregado nesses equipamentos é fechado, um mistério para médicos e pacientes. A SFLC denuncia que, como o código fonte é de propriedade das fabricantes, o software fica oculto e não é analisado pelas autoridades médicas e sanitárias.
A palestra “Killed by Code: Software Transparency in Implantable Medical Devices” (Morto pelo código: Transparência de software nos dispositivos médicos implantáveis) traz à tona essa preocupação, e aponta o uso de software livre como a solução. A lógica da SFLC é que, como o software livre tem o código aberto, mais pessoas podem prevenir a ocorrência de bugs e outras situações que possam por em risco a vida dos usuários de dispositivos implantados.
Então, fica o aviso: Se algum dia for usar marcapasso – ou qualquer outro dispositivo implantável – peça uma cópia do código fonte da aplicação que gerencia o dispositivo. Já pensou deixar sua vida nas mãos dum Windows?




Aluno :Andreison Branches Enf 2 B
FONTE: WWW.PLUGBR.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário