terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Osteoporose!

A osteoporose é causada por uma diminuição da massa óssea resultando na fragilidade dos ossos; sendo as fraturas sua manifestação clinica mais comum. É considerada um grave problema de saúde pública e uma das mais importantes doenças relacionadas ao envelhecimento.
As regiões mais afetadas são a lombar e o dorso devido a uma ou mais vértebras soferem achatamento por fragilidade óssea da coluna vertebral. As fraturas podem aparecer espontaneamente ou estar associada a pequenos traumas, como cair  sentado ou em pé.O diagnóstico deve ser feito primeiramente com raios-X da coluna, em seguida ralização de tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.
O tratamento da osteoporose e realizado através de reposição de cálcio, hormonal, mudança de abtos e . prevenção; também pode-se fazer uso de analgésicos, uso de colete e repouso. Atualmente tem um tratamento moderno e que tem se mostrado eficaz para o achatamento de vértebras por osteoporose e, em alguns casos para prevenção da mesma chamado vertebroplastia percutânea.
Trata-se de um procedimento invasivo que consiste em uma injeção percutânea- através da pele,de uma substância dentro da coluna fraturada guiado por por fluoroscopia, com o paciente sob sedação ou em alguns casos sob efeito de anestesia geral.     Ana Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário