quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

MIOSITE

A miosite trata-se de um inchaço ou inflamação dos músculos voluntários, ocorre normalmente em virtude de trauma, como por exemplo o uso excessivo/inadequado do computador ou infecção. A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores ambientais e, uma predisposição genética, podem ter importância em alguns casos. Esta doença acomete cerca de 10 pessoas em um milhão por ano. Ocorre em 03 mulheres para cada homem.
A sintomatologia pode variar à uma doença extremamente grave, com risco de vida.
Em geral, acontecem por volta dos 40 anos. Um diagnóstico tardio é o mais comum de ocorrer, uma vez que a sintomatologia é normalmente atribuída à enfermidades mais comuns ou mesmo outras doenças do tecido conjuntivo. Deverá ser feito através de uma anamenese cuidadosa, um exame físico detalhado, testes laboratoriais e normalmente uma Eletroneuromiografia. Muitas vezes, se torna necessário uma biópsia muscular para se fechar um diagnóstico definitivo.
São doenças complexas, que podem envolver muitos órgãos do corpo, mas muitos dos sintomas são controlados simplesmente com educação e compressão do paciente, fisioterapia, e lógicamente, com o uso de certos medicamentos, especialmente os corticosteroódes e imunossupressores.
O reumatologista se especializou no diagnóstico e tratamento das miosites, seja pelos seus critérios imunológicos, ou mesmo pela capacidade de ver o paciente como um todo, Os pesquisadores representam um papel crítico em ciência básica e investigação clínico da doença. O reumatologista funciona também como um consultor de outras especialidades que são necessários ao tratamento de miosites. 

Carla Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário