A Informática em Saúde teve surgimento como uma aplicação à Medicina. Três motivos explicam o surgimento da Informática em Saúde: O primeiro motivo foram os avanços das tecnologias de informação, comunicação e computação, o segundo motivo se deu apartir da crescente consciência de que não podem ser gerenciadas apenas em suporte papel a base de conhecimento da medicina e outras áreas da saúde, o terceiro motivo consiste na convicção de que a tomada de decisão e a coleção de fatos que servem de base para essas decisões, com o auxilio da informática podem ser otimizados.
A Informática Médica vem ampliando no decorrer dos anos seu escopo para além da Medicina, e se juntando à necessidade de organização e conhecimento da pesquisa em Ciências da Saúde e o aperfeiçoamento de processos relacionados às práticas dessas ciências, por meio das tecnologias da informação e comunicação, iniciando assim projetos multidisciplinares envolvendo Informática e Ciências da Saúde. Esses fatos justificam a denominação de Informática em Saúde.
"A área da Informática em Saúde se trata de uma tecnociência interdisciplinar que se ocupa da solução de problemas de um amplo leque de domínios e fatos das Ciências da Vida, das Ciências da Saúde e da prática do Cuidado em Saúde, por meio da pesquisa científica proveniente de outras áreas do conhecimento e do desenvolvimento de suas próprias tecnologias para uso na sociedade."
(Eliane Colepícolo, Fabio Teixeira, Felipe Mancini, Ivan Torres Pisa.)
Carla Liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário