quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AVANÇO DA INFORMÁTICA NA ENFERMAGEM

    Na década de 60 os temas de investigação da informática na enfermagem teve como análise das atividades de enfermagem no hodpital visando a informatização, estudo da documentação de enfermagem, processamento de dados, e o uso do computador no ensino da enfermagem.Contundo a avanço vem de maneira tal que na década de 70 os Estados Unidos vem com 71% do uso de pesquisa na área da saúde e informática e apenas 29% nos países Como: Alemanha, Japão, França, Finlândia entre outros. Os temas que mais foram invertigados foram: o computador como auxiliar nos registros de informação de enfermagem, gerenciamento de informação e enfermagem visando qualidade, a era computacional e o impacto na enfermagem, e o computador e o ensino na graduação em enfermagem. Sendo que ainda não havia nenhuma iniciativa de aplicação d compuador na enfermagem.
Já na década 80 a informática em enfermagem se torna nova terminologia. O uso das tecnologias de informação relacionadas a quaisquer atividades desenvolvidas pelos enfermeiros no desempenho de suas atividades. Assim conclue Hannah (1985).
Os resultados de pesquisa que mediram as atitudes dos enfermeiros frente ao uso do computador demostram atitudes mais positivas para mudanças em relação a década de 70.
Concluie -se que a enfermagem dos EUA esteve  a frente nos estudos sobre o uso do computador na enfermagem e observa - se grande esforços dos enfermeiros de outros países, inclusive do Brasil, em acompanhar a evolução tecnológica na enfermagem.

Gleiciane Souza

    
Yolanda Dora et. al. EScola de enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário