sábado, 11 de dezembro de 2010

DEMOCRATIZANDO O SEQUENCIAMENTO DE DNA

Um novo dispositivo que lê a sequência de DNA mediante semi-condutores, pode democratizar o processo do sequenciamento. O equipamento estará disponível no mercado no início de 2011 custando cerca de 10% dos leitores convencionais. Além do baixo custo uma outra vantagem é a velocidade já que os resultados são apresentados em poucas horas. Embora o equipamento seja mais barato que os convencionais, existe ainda um incoveniente devido a que o chip é descartável e custa atualmente U$S250,00 mas os pesquisadores esperam reduzir consideravelmente esse preço com a produção em grande escala.
FONTE: Biomedicine Channel
Acad: Djelma Vieira Enf B

RATOS COM PARALISIA ANDAM NOVAMENTE

Cientistas da Universidade de Califórnia-USA, desenvolveram uma técnica que se no futuro puder ser aplicada em humanos, seria um enorme avanço da medicina melhorando a qualidade de vida de muitos portadores de deficiências físicas. Trata-se de uma ponte eletronica que ajuda os impulsos a passar de um lado da medula para o outro  (pulando a parte lesada) aproveitando os circuitos nervosos que anda se mantém intactos. A técnica utilizada é a eletromiografia (EMG) e funciona colocando eletrodos nas patas traseiras de ratos conectados a um micro-processador que envia impulsos a um eletrodo na medula provocando os movimentos nas patas ordenados pelo cérebro. O fatos de os ratos andar com as quatro patas facilita esta técnica mas dificulta sua aplicação em humanos. Os cientistas trabalham agora nas estratégias que podem ser aplicadas em humanos para aproveitar esta novedosa técnica.
FONTE: Technology Review
ALUNA: Gizane Lira

RELATÓRIO DAS AULAS

A AULA DE INFORMÁTICA DO DIA 22/11/10,TEVE INICÍO ÀS 14:00HS,ONDE A PROGRAMAÇÃO FOI A CONTINUAÇÃO DA MONTAGEM DOS GRAFICOS DO TRABALHO ONDE O PROFESSOR EXPLICOU QUE AS PLANILHAS DEVERIAM SER SEPARADAS. 

A AULA DO DIA 24/11/10 TEVE INICÍO ÀS 20:35 HS,ONDE O PROFESSOR PASSOU UM TESTE SURPRESA VALENDO 10 PTS.ESSE TESTE FOI INDIVIDUAL,ONDE TERÍAMOS QUE FAZER DUAS REDAÇÕES COM OS SEGUINTES TEMAS:A IMPORTÂNCIA DO WORD E A IMPORTÂNCIA DO EXCEL PARA ENFERMAGEM. 

ACADÊMICOS:

ANDREIA RAMALHO
ANA CRISTINA
DENISE CRISTINA
EDILANE CRISTINA
ILZA VINHOLTE
IRLES ALMEIDA
JUCILENE AGUIAR
LIVIA MELO
MARINALDO LIMA




sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

INFORMÁTICA EM SAÚDE.

     A Informática em Saúde teve surgimento como uma aplicação à Medicina. Três motivos explicam o surgimento da Informática em Saúde: O primeiro motivo foram os avanços das tecnologias de informação, comunicação e computação, o segundo motivo se deu apartir da crescente consciência de que não podem ser gerenciadas apenas em suporte papel a base de conhecimento da medicina e outras áreas da saúde, o terceiro motivo consiste na convicção de que a tomada de decisão e a coleção de fatos que servem de base para essas decisões, com o auxilio da informática podem ser otimizados.
     A Informática Médica vem ampliando no decorrer dos anos seu escopo para além da Medicina, e se juntando à necessidade de organização e conhecimento da pesquisa em Ciências da Saúde e o aperfeiçoamento de processos relacionados às práticas dessas ciências, por meio das tecnologias da informação e comunicação, iniciando assim projetos multidisciplinares envolvendo Informática e Ciências da Saúde. Esses fatos justificam a denominação de Informática em Saúde.


"A área da Informática em Saúde se trata de uma tecnociência interdisciplinar que se ocupa da solução de problemas de um amplo leque de domínios e fatos das Ciências da Vida, das Ciências da Saúde e da prática do Cuidado em Saúde, por meio da pesquisa científica proveniente de outras áreas do conhecimento e do desenvolvimento de suas próprias tecnologias para uso na sociedade."
                                                 
                                                    (Eliane Colepícolo, Fabio Teixeira, Felipe Mancini, Ivan Torres Pisa.)



Carla Liberal
A Meningite

A meningite pode ser causada por diversos microorganismos, como vírus, fungos e bactérias, para saúde coletiva as de maior destaque são as meningites bacterianas.
Doença que é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de gotículas e secreções da nasofaringe.
É uma bacteriana por Haemopbilus influenza do tipo b, tuberculosa e meningococica. Seus sintomas são febre, dor de cabeça intensa, náusea, vomito, rigidez na nuca.
O tratamento para a mesma é na base da antibióticos e exige hospitalização e precaução respiratória.
Estetoscópio

É um instrumento utilizado pelos médicos e enfermeiros, serve para a escuta dos batimentos cardiacos e pulmões.
O estetoscópio é um aparelho composto ou multiplos tiveram muito uso no ensino da auscuta. Ele era constituido de modo a permitir que várias pessoas pudessem ouvir simultaneamente o msemo som. Também, estetoscópio duplos, como usado para comparação de sons produzidos por áreas distintas, muito se usou a simbalofone examinador utiliza a capacidade de lateralização e a de comparação de sons graças a elas pode-se determinar a posição especial de uma fonte sonora.
Termômetro

É um aparelho utilizado para mensuração da temperatura do corpo humano do paciente, serve para medir a temperatura do individuo. Este instrumento é usado pelos profissionais de saúde, como enfermeiros e médicos.
O aparelho de termômetro, chamado também de medidor de temperatura corporal, deve sr levar em consideração que a medida não é alcançada rapidamente, além do tempo gasto para a dilatação do mercúrio, o contato do termômetro com o corpo provoca um resfriamento localizado. Somente após algum tempo é que normaliza a circulação sanguínea da região.
Se considera ainda que, quanto menor for o volume e a massa do bulbo, menor será a capacidade térmica e mais rápida será a leitura da temperatura.
É um instrumento que permite qualquer pessoa medir a temperatura corporal em sua casa em caso de febre.
Com o avanço da tecnologia hoje já existem aparelhos automáticos, digital que não precisa do manuseio manual.
Otoscopio

É um instrumento da grande importância, que é utilizado pelos médicos e enfermeiras que serve para avaliar os ouvidos dos paciente, quando sua queixa é dor no ouvido.
é um aparelho constituído para avaliar e visualizar o canal auditivo e o tímpano. Este instrumento serve para ajudar a revelar anormalidades física que provoca perda auditiva ou surdez do paciente.
Serve para avaliação do estado de saúde dos ouvidos. São doenças que afetam os adultos e crianças.
Com o avanço da tecnologia hoje tem aparelho que permitem que qualquer profissional tenha em sua casa de urgência.

RELATÓRIO REFERENTE A AULA DE LABORATÓRIO DO DIA 29/11

A aula teve inicio às 14:00 hs e tivemos como programação concluir os gráficos sobre a pesquisa fazendo uso do programa excel, após isso coloca-los no word fazendo análise de cada gráfico e entregar ao professor para que ele fizesse a correção dos mesmos às 15 h e 30.



Alunos: Ilza Vinholte
            Ana Cristina
            Marinaldo
            Lívia Mello
            Andreia Ramalho
            Jucilene

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mamografia

A mamografia é um aparelho tem como objetivo diagnósticar alterações na mama, como por exemplo, nódulos.Depois do exame físico, o médico indica a mamografia para um exame mais preciso, é através desse exame que pode ser descobertas as doenças neoplásicas malignas de mama, ou seja, o câncer de mama.O profissional que cuida da saúde das mamas é o mastologista, esse profissional conta com uma grande ajuda da tecnologia.pois sem essa tecnologia se tornaria mais difícil, quem sabe até impossivel, ter um diagnóstico tão preciso, para se fazer um tratamento adequado.
É a tecnologia ajudando  as mulheres na luta contra o câncer de mama.









Suelen Maciel

ULTRASSONOGRAFIA 3D/4D



A ultrasonografia 3D/4D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Entretanto é importante informar que, dependendo da idade gestacional, a imagem que iremos obter é diferente. Por exemplo, imagens em fases iniciais da gestação irão mostrar o corpo do feto inteiro, mas não conseguirão ver pequenos detalhes pois o bebê ainda é extremamente pequeno. Próximo a 20 semanas de gestação já é possível conseguir algumas imagens da face, entretanto elas ainda não são muito bonitas pois nesta fase o feto ainda tem pouco tecido gorduroso, portanto a imagem é praticamente o esqueleto do feto. As melhores imagens da face são obtidas entre 26 a 29 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso em baixo da pele e ainda tem bastante líquido (o que é extremamente necessário para formação de imagens nítidas). Após 30 semanas podemos eventualmente obter imagens boas, entretanto isto torna-se muito difícil pois o espaço dentro do útero acaba tornando-se reduzido e o rosto fica a maior parte do tempo encoberto.

AC LIVIA MELO

INFORMÁTICA

A informática se torna cada vez mais produtiva na área da saúde. Os profissionais de saúde agradeçem a essa nova tecnologia que chegou para ficar, trazendo avanço diversos. Os profisssionais da área se tornam presos a essas maquinas, devido a sua praticidade e precisão. As maquinas (computadores) são para os que a utilizam totalmente produtivas, pelo fato do simples acesso a programas diversos, internet (para os curiosos de sáude a internet é uma boa escolha de uso), manter contato com outros profissionais da área, e etc. Mas a sugestão que não pode faltar é "tomar cuidado" assim como as maquinas são rapidas e precisas, podemos através de um apagão ou até memso de falta de luz, peder tudo o que se tinha em mãos com um abrir e fechar de olhos. A informática é produtiva, e todos podem estar em contato diário com computadores, pois se tornaram ferramentas de suma importançia.

Gleiciane Souza Enf. II B

SOFTWARE PODE MATAR ? A RESPOSTA É SIM!

Nem sempre nos damos conta , mas uma pequena falha em software pode ate provocar grande danos à saúde dos individuos , ou mesmo causar ate mesmo mortes. Como isso pode se dar?
Basta um software com falhas e problemas estar instalado em um equipamentos médicos, como por exemplo em marcapasso ou em máquinas de respiração artificial.
O alerta foi feito pela Software Freedom Law Center (SFLC), durante uma palestra na Open Source Convention (OSCON).
No mundo inteiro, milhões de pessoas com problemas do coração, diabetes, obesidade, entre outros,essas pessoas utilizam aparelhos eletrônicos que ajudam a manter sua saúde estável, mas o software empregado nesses equipamentos é fechado, um mistério para médicos e pacientes. A SFLC denuncia que, como o código fonte é de propriedade das fabricantes, o software fica oculto e não é analisado pelas autoridades médicas e sanitárias.
A palestra “Killed by Code: Software Transparency in Implantable Medical Devices” (Morto pelo código: Transparência de software nos dispositivos médicos implantáveis) traz à tona essa preocupação, e aponta o uso de software livre como a solução. A lógica da SFLC é que, como o software livre tem o código aberto, mais pessoas podem prevenir a ocorrência de bugs e outras situações que possam por em risco a vida dos usuários de dispositivos implantados.
Então, fica o aviso: Se algum dia for usar marcapasso – ou qualquer outro dispositivo implantável – peça uma cópia do código fonte da aplicação que gerencia o dispositivo. Já pensou deixar sua vida nas mãos dum Windows?




Aluno :Andreison Branches Enf 2 B
FONTE: WWW.PLUGBR.NET

Enfermagem - Tecnologia no Combate ao H. P. V.

No câncer cervical e outras neoplasias causadas pelo H.P.V,representa 10% de todos os casos de câncer no mundo .segundo a Organização mundial de Saúde 700 mil casos novos surgem a cada ano. A enfermagem é de suma importância para detectar e tratar esses pacientes, uma vez que o exame do preventivo de câncer de colo uterino é de atribuição da enfermagem, este exame pode reduzir 80% o câncer cervical.
Mas graças à tecnologia, o índice de prevenção deste vírus pode ser maior ainda, com as vacinas que agora temos disponível em alguns locais privados com clinicas particulares, essas vacinas estão em dois grupos a primeira é a anti-H. P.V que estimula resposta imunológica .A segunda é a terapêutica age estimulando a resposta imune celular.Felizmente a enfermagem conta com a evolução e informatização no combate ao H.P.V e outras patologias.

Palavras chaves: Vacina, Câncer, Tecnologia
Aluna: Aurilena coelho
Fonte: Geraldo, PC etal, DST-J bras ,doenças sexualmente transmissíveis 2008;20 (2);132-40-ISSN;0103-4065.

RAIO X

Este é um aparelho muito utilizado no hospital,devido ajudar no diagnósticos de possiveis fraturas,ele é mutoutilizado em grandes centros de saúde.


Devido ao seu poder penetrante, que depende das substâncias onde incidem, são utilizados para examinar, por exemplo, ossos e dentes.

Os funcionários da segurança dos aeroportos usam os raios X para examinar as bagagens dos passageiros (os objetos metálicos são mais opacos aos raios X, sendo por isso vistos por contraste).

Os raios X propagam-se à velocidade da luz, e como qualquer radiação eletromagnética estão sujeitos aos fenômenos de refração, difração, reflexão, polarização, interferência e atenuação. Sua penetrância nos materiais é relevante, pois todas as substâncias são transparentes aos raios X em maior ou menor grau.
Em algumas substâncias como compostos de cálcio e platinocianeto de bário, os raios X geram luminescência. Esta radiação ioniza os gases por onde passa.

A exemplo da luz visível, não é desviado pela ação de campos elétricos ou magnéticos. Desloca-se em linha reta, sensibiliza filmes fotográficos, além de descarregar os objetos carregados eletricamente, qualquer que seja a polaridade (sendo uma característica não totalmente confirmada a de descarregar eletricamente os objetos).

Aluna:Maria Goreth.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRÁFIA NA SAÚDE: A INFORMÁTICA

A informática vêm contribui em vários aspectos entre eles, está as novas tecnologias no mercado, para á aréa da saúde. É importânte ressaltar que esses aparelhos, contribui para adequar as práticas de saúde e agilizar o processo de trabalho, além de melhorar a qualidade de vida dos populares que buscam meios terapeuticos .
Dentre essas tecnologias estar o aparelho de mamografia, que tem finalidade de  rastreamento populacional do câncer de mama e avaliação de doenças mamárias. Ela é capaz de detectar pequenos tumores que não determinam sintomas, o que associado ao tratamento adequado aumentam chances de cura da doença.
A informática em saúde, e suas organizações tem ajudado e muito na interpretação de exames, como á mamografia. A informática em saude tem mostrado que cada vez mais, que a saúde é capaz de se aperfeicoar e graças a informática, tem- se melhorado as novas tecnologias da aréa da saúde, e com isso pode-se dizer, que cavançamos bastantes nestes ultimos anos, referente aos diagnósticos, tratamento, através dessas novas tecnologias.

Aluna: Maria Adriana S Rebelo

TECNÓLOGIA E INFORMÁTICA NA ENFERMAGEM

Quando se fala em tecnologias de Enfermagem, torna-se necessário compreender que esta abordagem não envolve somente equipamentos tecnológicos de última geração, mas também os saberes específicos e os procedimentos técnicos. Exatamente porque passa a ser entendida como sendo uma dimensão ou desdobramento da racionalidade científica, a quem se vem atribuindo uma gama de “erros” do tratar e do cuidar, começa a ser representada como força desumanizante tanto para cuidadores quanto dos seres humanos que demandam cuidados. Objetivos: analisar nas publicações indexadas nos índices de referências nacionais as diversas vertentes da tecnologia em Enfermagem. As bases de dados escolhidas foram: LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Banco de Dados da Enfermagem), contendo as seguintes palavras-chave: tecnologia, saúde, Enfermagem. Foram selecionados 23 artigos para análise. Resultados: As tecnologias modernas, criada pelo homem a serviço do homem, têm contribuído em larga escala para a solução de problemas antes insolúveis e que podem reverter em melhores condições para o paciente. Com significado de eficiência e qualidade, a tecnologia assume o papel de legitimadora, tanto em nível individual no desempenho de funções como também em nível institucional., desvirtuando as diretrizes, as prioridades do setor e ensino dos profissionais de saúde, criando falsas expectativas na sociedade de resolução dos problemas de saúde. O trabalho que se traduz como uma ação intencional sobre a realidade a fim de produzir bens/produtos, pode consistir em materiais palpáveis e, também, em produtos simbólicos. Tal consideração permite entender a dimensão da produção tecnológica da Enfermagem e encontrar artifícios tecnológicos no cotidiano do seu trabalho, tanto em sua natureza assistencial como na educativa e mesmo na administrativa.Considerações finais: adotamos uma postura crítica e reflexiva sobre a utilização e evolução da tecnologia em Enfermagem, visto que, é necessário avaliar sua limitações, supervisionar e controlar o uso da mesma, buscando racionalizar sua aquisição e incorporação de forma indiscriminada
                                                                                 www.sepex.ufsc.br/anais_5/trabalhos/634.htm

                                                                                                     ACADÊMICA: Ariana Costa Farias

TECNÓLOGIA E INFORMÁTICA NA ENFERMAGEM

È um acessório essencial no estudo de caracterização microscópica de materiais. Quando o feixe de elétrons incide sobre um mineral, os elétrons mais externos dos átomos e os íons constituintes são excitados, mudando de níveis energéticos. Ao retornarem para sua posição inicial, liberam a energia adquirida a qual é emitida em comprimento de onda no espectro de raios-x. Um detector instalado na câmara de vácuo do MEV mede a energia associada a esse elétron. Como os elétrons de um determinado átomo possuem energias distintas, é possível, no ponto de incidência do feixe, determinar quais os elementos químicos estão presentes naquele local e assim identificar em instantes que mineral está sendo observado. O diâmetro reduzido do feixe permite a determinação da composição mineral em amostras de tamanhos muito reduzidos , permitindo uma análise quase que pontual.



O uso em conjunto do EDX com o MEV é de grande importância na caracterização petrográfica e estudo petrológico nas geociências. Enquanto o MEV proporciona nítidas imagens (ainda que virtuais, pois o que se vê no monitor do computador é a transcodificação da energia emitida pelas partículas, ao invés da radiação emitida pela luz, ao qual estamos habitualmente acostumados), o EDX permite sua imediata identificação. Além da identificação mineral, o equipamento ainda permite o mapeamento da distribuição de elementos químicos por minerais, gerando mapas composicionais de elementos desejados.                                                                                                                                       
A microscopia eletrônica de varredura (Scanning Electron Microscopy-SEM) tem sido amplamente empregada na caracterização de minérios. Sua grande vantagem consiste na observação direta de bordas ou contornos de grãos e, também, em seções polidas, e na caracterização de porosidade inter e intragranular.



Bordas de grãos são locais onde se concentram um grande número de defeitos cristalinos. Nessas regiões estão presentes grandes números de poros e estruturas resultantes da atuação de diversos processos no agregado policristalino, incluindo diagênese (deformação e metamorfismo) e processos resultantes da exposição do minério aos agentes atmosféricos (intemperismo). Determinar as feições, atribuindo-as a cada processo específico, ou seja, caracterizar as microestruturas e identificar seus mecanismos formadores é um passo fundamental para se conhecer um determinado minério, bem como prever seu comportamento nas diversas etapas do seu beneficiamento e processamento industrial. Além de possibilitar a individualização das mais diversas fases minerais, é possível também a sua qua Além de possibilitar a individualização das mais diversas fases minerais, é possível também a sua quantificação, utilizando esse sistema. Sua aplicação vai além da simples identificação pontual de fases. O EBSD permite uma imagem do retículo cristalino no local de incidência do feixe de elétrons através da geração das raias de Kikuchi. Essas são indexadas, e as distâncias entre planos cristalográficos podem ser obtidas. Dessa forma, é possível determinar parâmetros reticulares de qualquer material cristalino e seu grupo espacial. A indexação das raias de Kikuchi (ntificação, utilizando esse sistema. Sua aplicação vai além da simples identificação pontual de fases. O EBSD permite uma imagem do retículo cristalino no local de incidência do feixe de elétrons através da geração das raias de Kikuchi. Essas são indexadas, e as distâncias entre planos cristalográficos podem ser obtidas. Dessa forma, é possível determinar parâmetros reticulares de qualquer material cristalino e seu grupo espacial.
                                                         www.degeo.ufop.br/laboratorios/.../mev.htm


 Sua importância para a enfermagem, e para a ciência, tras avanço na tecnólogia quando se tratra de denças causadas por microrganismo ,onde só é possível a visualização por esse equipamento, mais um aparelho que tem revolucionado a médicina e suas especialidades.




                                                                                                                                
ACADÊMICA: Ariana Costa Farias
                                                                                                    

Informática e tecnólogia na enfermagem


 Investigamos as contribuições de pesquisadores que focalizaram a evolução histórica da área da da Enfermagem. De um total de 39 artigos, 03 dissertações e 02 teses selecionados, construímos para análise duas categorias: Evolução tecnológica na área da dura e; Evolução tecnológica Enfermagem:  leve-dura e leve. Este estudo permitiu-nos afirmar que é necessária uma postura crítica e reflexiva sobre a utilização da , buscando uma adequação às necessidades do paciente  como um todo que, independente do uso da alta , cabe ao enfermeiro manter esta presença humanizada junto aos doentes.
                                                                                                                        http://www.revistas.ufg.br.
A tecnólogia hoje atua em todo ramo da enfermagem, pois sem a informatização, não seria possível melhoria na qualidade de vida da população, nem a busca de diagnóstico para doentes com doenças graves, ainda que não haja cura , entre outros a cura de pessoas com denças agudas, e isso a informatica tem contribuido, e salvado muitas pessoas entre elas crianças.
ACADÊMICA: Ariana Costa Farias

                                                                                                                      



                 

RELATÓRIO

As 14h,do dia 06/12/2010, deu- se início no laboratório de informática em saúde .Cada grupo do projeto foi organizado para dar continuidade ao trabalho , sendo organizado da seguinte forma:
1-Colocar no power point: gráficos e análises.
2-As equipes foram subdivididas ,para que uma parte da equipe ficasse responsável para passar os gráficos do word para o power point e a outra parte digitaria o projeto dentro das normas da ABNT.Em seguida juntamos as partes do trabalho para que fosse observado pelo professor para possível correção se necessário.

equipe:Aurilena Coelho;
           Fernanda Colares;
           Renata vasconcelos;
           Rúbia Grace;
           Priscila Cassiana;
           Joquina Meireles;
           Willian Aguiar.

RELATÓRIO

Aos dias 22/11/2010 às 14h, deu-se início no laboratório de informática em saúde sobre orientação do professor Amiraldo.Dividindo a equipe em grupos continuamos a construção dos gráficos que anteriormente haviamos iniciado ,colando os gráficos em planilhas separadas, sendo que uma questão em cada planilha.Em seguida copiar cada gráfico do excel e colar no word, por último digitar a análise.Em continuação das aulas teóricas dia 24/11/2010 pelo horário noturno foi feito texte surpresa ,individual,cada aluno deveria escrever no mínimo 15 linhas sobre o tema "Importância do word e excel na enfermagem".


equipe:Aurilena Coelho;
           Fernanda Colares;
           Priscila Cassiana;
           Renata vasconcelos;
           Rúbia Grace;
           Willian Aguiar;
            Joaquina Meireles.

EQUIPAMENTOS DE RADIOTERAPIA GUIADA POR IMAGEM


Alguns dos principais hospitais do país já contam com uma nova geração de equipamentos de radioterapia, conhecidos por IGRT (radioterapia guiada por imagem, na sigla em inglês), trata-se de um equipamento que acompanha a movimentação do tumor a ser tratado sendo mais preciso o que consequentemente  pode diminuir sequelas. Estes aparelhos vêm permitindo evitar cirurgias e diminuir efeitos colaterais do tratamento. A técnica consegue irradiar as células doentes preservando ao máximo os tecidos saudáveis. Aliados ao avanço nas técnicas de imagem, os novos aparelhos permitem visualizar, em tempo real, onde o tumor está. Eles levam em conta, inclusive, os movimentos da respiração do paciente. Com o uso destes aparelhos o tratamento se torna mais viável e os pacientes sofrem menos efeitos colaterais.

 Ac. Denise Cristina Silva Santana

TELEMEDICINA

Nos dias atuais a distância não mais é um fator que impede os cuidados de saúde de alguns usuários. A Telemedicina é a área de oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações. Lamentavelmente este serviço ainda não é uma realidade para grande parte da população, principalmente em países pobres, mas com os avanços da tecnologia na área da saúde estima-se que em um futuro não muito distante todos os cidadãos, profissionais e usuários tenham acesso a este moderno e prático avanço na área médica.
Ac. Denise Cristina Silva Santana

NOVAS TECNOLOGIAS: DETECTOR FETAL PORTÁTIL

Santarém 07 de dezembro de 2010

Uma das novas tecnologias do mercado na aréa da saúde,é detector fetal, pois o mesmo é utilizado para detectar batimentos cardíacos fetal, fluxo sanguinio do cordão umbilical, além de auxiliar na localização da placenta apartir da 10º semana gestacional.
Essa nova tecnologia tem finalidade de avaliar, apartir da ausculta, a vitalidade fetal, sofrimento fetal, números de feto e posição fetal.
 É um equipamento não invasivo, utilizado por clínicas obstétricas, salas de parto, em hospital, maternidade e consultório médico.
É importânte ressaltar que as novas tecnologias vêm facilitar o diagnóstico, com mais rápidez, sem que o profissional perca tanto tempo, para ter um diagnóstico mais preciso.
A enfermagem por ser uma prática, em que os profissionais ficam diretamente com o paciênte acompanha melhor os pacientes, e que conhece a necessidade de equipamentos que nos dê um exame mais preciso, e assiam evitar dispédicio de tempo .


ALUNA: MARIA ADRIANA S REBELO
II SEMESTRE B
.










































Doar sangue salva vidas.


Graças a equipamentos que permitem coletar apenas determinados componentes do sangue, um mesmo doador pode ajudar um número muito maior de pacientes à espera de transfusão.
 Colhe-se o chamado sangue total (450 ml por doador), que depois é processado e separado para atender às  necessidades dos pacientes: plaquetas, hemácias (glóbulos vermelhos), plasma. Mas a proporção desses componentes no sangue é desigual. Por exemplo: obter a quantidade de plaquetas necessárias para uma única transfusão requer seis doadores.  E os doadores podem ajudar muito nesse esforço. Nem todas as pessoas sabem, mas há outras formas de doação, viabilizadas pela tecnologia de aférese, que potencializam seu gesto de solidariedade, beneficiando mais pacientes. A doação por aférese, também chamada de doação automatizada, é realizada por meio de um equipamento em que é possível coletar apenas componentes específicos do sangue do doador. Por um cateter, o sangue chega ao equipamento que, via centrifugação, separa seus componentes. Os que serão utilizados são recolhidos em bolsas especiais; os demais retornam imediatamente ao organismo do doador. Realizado em cerca de 90 minutos. Não há risco de contaminação. Todos os materiais utilizados são estéreis e descartáveis e em nenhum momento o sangue entra em contato direto com a máquina.Um recurso valioso para equilibrar os estoques dos bancos de sangue, as doações por aférese são particularmente relevantes nas instituições de alta complexidade, com elevada demanda por componentes específicos, como as plaquetas. Em razão de sua importância para a coagulação, as plaquetas são muito usadas em pacientes submetidos a transplantes, em portadores de leucemia e outros tipos de câncer e em tratamentos quimioterápicos. Em alguns hospitais do Brasil, a coleta por aférese responde pelo fornecimento de 80% das plaquetas utilizadas. Afinal, nesse sistema, um único doador fornece de 6 a 12 vezes a quantidade de plaquetas que seria obtida em uma doação convencional. A tecnologia pode ser usada para obter qualquer outro componente desejado: colher apenas hemácias ou combinar, por exemplo, coleta de plaquetas e hemácias.A tecnologia otimiza as doações, mas elas dependem de um elemento essencial: a solidariedade humana. Outra vantagem da aférese é quanto ao tempo para que a pessoa possa voltar a doar. Na coleta tradicional (sangue total), o intervalo é de dois meses para homens e três para mulheres. Já a doação de plaquetas por aférese, independentemente de sexo, pode ser realizada novamente em um intervalo de apenas 72 horas e repetida até 24 vezes por ano.A tecnologia, como se vê, agrega trunfos importantes para otimizar as doações e multiplicar o número dos que se beneficiam com as transfusões. Mas ela ainda depende de um elemento essencial: o espírito de solidariedade. Afinal, doar sangue é sempre um gesto generoso de ajuda ao próximo. A vida agradece.
Ana Cristina,   Enf. B
Fonte: Revista Veja 2010