terça-feira, 30 de novembro de 2010

TESTE DO OLHINHO


  O exame do teste do olhinho é feito com um aparelho chamado oftalmoscópio, esse  exame é feito em recém-nascido.O exame não dói, leva em média de 2 a 3 minutos.È feito por médico especializado.
 O teste do olhinho tem como objetivo prevenir patologias que acometem a visão.como doenças congênitas, glaucoma, catarata entre outras. Caso seja diagnósticada alguma patologia, o bebê tem mais chances de ser curado, se tratado precocimente.


Suelen Maciel

TECNOLOGIA IMPLANTÁVEL

Implantado sob a pele, um dispositivo de diodos emissores de luz poderiam sinalizar a concentração de diversos marcadores no sangue tais como a insulina. Após um determinado tempo, esse dispositivo se dissolveria, eliminando a necessidade de cirurgias para extrair o implante. Podem ser incorporados anticorpos ou enzimas para permitir a detecção de bio-marcadores. A próxima geração de dispositivos médicos implantáveis deverá se originar no bicho da seda e não em alguma fundição, já que una película de seda é a que incorpora esses anticorpos e enzimas. A seda é biodegradável- e transmite perfeitamente a luz.
Esta tecnologia permitirá obter imagens muito claras do que está acontecendo no interior do corpo do paciente e assim acompanhar melhor as doenças crónicas ou os pós-operatórios. Futuramente, a fibra óptica de seda poderia transmitir desde m conjunto de LED´s até um sensor de seda implantado, o qual mudaria de cor para indicar o estado de um tumor, por exemplo.O dispositivo poderia então liberar dosagens exatas de medicamentos. Uma segunda fibra de seda poderia transmitir essa informação para a pele do paciente e o resultado ser lido num telefone celular.
FONTE: Biomedicine Channel
ALUNA: Gizane Lira

ULTRASSOM PORTÁTIL

Dois anos atrás, engenheiros da Washington University em St. Louis, USA, criaram um aparelho de ultrassom com novos níveis de mobilidade e conectividade. Hoje aguarda a aprovação do U.S. Food and Drug Administration com estimativas de iniciar a comercialização em 2011. O dispositivo está destinado principalmente a equipes de emergência já que pode efetuar os exames para detectar feridas ou hemorragias internas e enviar as imagens imediatamente ao centro médico deixando os médicos de prontidão. Também uma enfermeira visitando a casa de uma gestante pode enviar imagens para um especialista em seu consultório e obter um diagnóstico preciso da situação. Os dados podem ser enviados via celular ou redes sem fio (wi-fi) e facilmente transferidos para um PC.
Fonte: Technology Review
Aluna: Mª Wanderléia Ramos

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

RELATÓRIO DA S AULAS PRÁTICA E TEÓRICA

No dia 22/11/10 às 14:00, teve início a aula prática de Informática em Saúde no laboratório, onde fizemos  a conclusão do trabalho da aula anterior para elaboração de planilhas sobre os questionários que foram feitos para os académicos de redes de computadores.
No dia 24/11/10, na nossa aula teórica, o professor Amiraldo passou um trabalho para desenvolvermos a importância do Word e do Excel na Enfermagem, solicitando textos com no mínimo 15 linhas cada um e entregássemos em folha de papel para sua posterior correção

Equipe:
Adriana
Djelma
Eliana
Estelita
Gizane
Tanuana
Wanderléia

sábado, 27 de novembro de 2010

MANÔMETRO ELETRÔNICO

Manômetros eletrônicos funcionam a bateria ou utilizam fontes de energia elétrica.Eles medem a pressão sanguínea com um transdutor, um dispositivo que capta ondas sonoras e as converte em sinais elétricos, que são mostrados num visor digital.Ao contrário dos manômetros a mercúrio e aneróides, um manômetro não requer o uso do estetoscópio para auscultar os sons que correspondem às medidas da pressão .Ele também desinfla automaticamente, a uma frequencia propria a acurácia .Os modelos variam entre aqueles utilizados nas unidades de tratamento intensivos e os indicados para uso doméstico.
Monitores a mercúrio, aneróides e eletronicos possuem vantagens e desvantagens.Todavia qualquer tipo, desde que usado corretamente e apropriado a situação, pode medir a pressão sanguínea de forma precisa.As leituras obtidas com um determinado tipo são comparáveis às obtidas com qualquer outro.

FERNANDA COLARES,ENF 2B

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RELATÓRIO

Às 08h e 35min do dia, 17 de novembro de 2010, teve inicio a aula de informática na enfermagem, no laboratório. Onde o professor Amiraldo Santos, solicitou de cada equipetabulação do mine PI. Todos dividiram entre si, dados do questionário a ser tabulado.
A programação constava os seguintes itens:
Tabulação de dados
Análise de dados
Análise maior tubulação
Análise menor tabulação
Quantificar os resultados
Faixa etária
OBS: O Trabalho foi concluído, para ser entre na próxima aula.
EQUIPE
Ana Cristina
Andréia Ramalho
Denise Cristina
Edilane Cristina
Irles Almeida
Ilza Vinhote
Jucilene Aguiar
Lívia Melo
Marinaldo Lima
TURMA: Enfermagem IIB

ESPERMECIDAS

Sâo contraceptivos que agem impedindo a açâo dos espermatozoides atraves de substâncias quimicas , que diminuem a capacidade do espermatozoide locomover-se , podendo ate mata-los, evitando desta forma a entrada no colo do utero .A mulher que utiliza este metodo alem de evitar a gravidez , ainda protege -se de algumas doenças ginecologicas como infecções vaginais.
Os espemecidas vêm sob a forma de geleias ;cremes; tabletes vaginais; ovulos e espumas que sao injetados dentro da vagina. Os espermecidas em geral devem ser colocados de quinze minutos a uma hora; antes do
contato da vagina com o pênis.Os espermecidas devem ser aplicados bem no fundo da vagina; a mulher deve coloca-los deitada de costas para não escorregar durante o ato sexual. deve-se fazer uma outra aplicação de espermecida a cada nova relação sexual. Por isso orientamos cada mulher a fazer qualquer metodo que achem melhor para si mesma.



ALUNA; JUCILENE DE AGUIAR PORTELA
TURMA B II SEMESTRE ENF

MICRO PUM SOLO, BOMBA DE INSULINA NA FORMA DE PATCH (ADESIVOS)




Devemos concordar que muitos de nos temos uma mar alimentação, por esse motivo temos um índice muito alto de hiperglicemia. E sabemos também que é uma doença que tem tratamento. Por tanto a tecnologia da oportunidade de conhecer uma bomba de insulina muito pequena, fina, que tem reservatório em seu interior, com capacidade para 200 unidades de insulina, trocada a cada 2 a 3 dias dependendo da dose utilizada. Seu funcionamento é muito parecido com as bombas de insulina existentes no mercado, programando a dose de insulina basal e podendo oferecer os bolus no próprio aparelho, através de cliques nas laterais, ou pelo controlador que é externo, como um controle remoto. O interessante é não existir o cateter que liga o dispositivo à pele, já que ele é colocado diretamente na pele. Pode-se dizer que a tendência são as melhores possíveis para controlar o índice de hiperglicemia e reduzir assim a “parafernália” que é utilizada no corpo do paciente.
Esta é a tendência atual de quase todos os dispositivos que serão lançados no futuro. Bombas pequenas e sem a utilização de grandes cateteres reduzindo assim a “parafernália” que é utilizada no corpo do paciente.
Mais informação sobre o produto pode ser obtida por: www.solo4you.com/


Aluno: Marinaldo Lima
Turma: Enfermagem IIB

INFORMATICA NA SAÚDE

O serviço de enfermagem hoje exige muito bom humor, pois a assistencia á saúde se caracteriza como uma das mais complexas e dinamicas atividades realizadas por seres humanos,e sua relação com a informatica em diversos ramos da saúde , e junto com o profissional leva em consideração o bem estar, quando esse sabe como se cuidar em meio a tantos contra tempos,hoje sabe-se que a utilização excessiva de serviço, como por exemplo uso constante e frenquente do computador como um outro qualquer aparelho em um setor pode trazer danos a saúde, e até mesmo deixar sequelas, ou seja pessoas que por um grave motivo ou acidente de trabalho deixa sua careira profissional cedo, sendo esse causado pelo mal uso da informatização.Por isso faz-se necessário o conhecimento a respeito de todo perigo que eles podem causar.







ARIANA COSTA FARIAS

BOMBA DE INSULINA



Há neste controle remoto um software desenvolvido para gerenciar os bôlus de insulina chamado de calculador de bôlus . O sistema leva em consideração vários dados, como: Contagem dos carboidratos, Valor da glicemia Capilar, Stress, Exercícios, Doenças e outros. Também leva em conta a insulina ativa e o último bôlus que o paciente recebeu, para diminuir o risco de hipoglicemias. As correções de glicemia após as refeições ganham mais segurança com novos dados inseridos na conta que minimizam as hipoglicemias de super correções.
O interessante é que não há mais necessidade de expor a bomba para mandar um bôlus, tornando este ato bem mais discreto com um aparelho que parece mais um telefone celular. Podemos gerenciar os dados pelo próprio controle remoto com gráficos de horário, de tendência, de dia de semana etc...
As  suas  principais  vantagens:
-Melhor planejamento na administração de insulina.
-Melhor controle de glicose no sangue, reduzindo o risco de hipoglicemia
-Redução de episódios de hipoglicemia grave.
-Redução de grandes flutuações da glicose no sangue ,entre  outras.

Fonte: Diet Blog-Diabetes sem fronteiras
Aluno : Andreison Branches Enf 2 B

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A informatica e a Saúde

,
A  informatização  cada vez mais tem aproximado os profissioais de saúde com a tecnológia. Pode então peceber , o uso e mauseio de aparelhos e materiais eletrônicos e digital, isso tem facilitado nas atividades cotidianas e polpado tempo de profissionais que antes teria que fazer alguns serviços ou procedimentos manuais , e  em  outros setores como para o diagnostico mais preciso de algumas doenças agudas e até mesmo crônica . Hoje tem sido bem mais fácil , pois todos os aparelhos de última geração tem se incluido nos serviços de enfermagem como em outras atividades necessária.
Com isso tem oferecido aos profissionais e pacientes , diagnósticos mais rápido e mais preciso, principalmente daqueles que necessitam de um tratamento mais complexo.
Portanto o uso da informatica é fundamental na enfermagem, pois agiliza o atendimento entre outras atividades no setor hospitalar e clinicas de diagnóstico por imagens e por análises.
  Academica: Ariana Costa Farias

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ÓCULOS PARA TODOS

A tecnologia trouxe recentemente para o mercado, uma novidade, que vai beneficiar pessoas com um poder aquisitivo baixo, como a população ribeirinha da Amazônia.
Lente de qualidade, a preços baixos e prontos em apenas 10 minutos. Essa combinação tornou possível recentemente, que desenvolveu uma resina fabricada como componentes químicos disponíveis no mercado nacional para fabricação de lentes oftálmicas, utilizando a polimerização induzida por luz ultravioleta.
As lentes são produzidas a partir da injeção da resina- material liquido um pouco mais viscoso que o mel- em um molde de vidro transparente. Em seguida, o sistema é colocado dentro de um reator e3 exposto à radiação ultravioleta para se tornar sólido. E esse processo de cura de resinas que permite a rápida fabricação das lentes. Com técnicas mais tradicionais, as lentes podem leva até 24 horas para ficar prontas. “A idéia é produzir lentes em unidades móveis que possam ser levadas a local difícil acesso como a população ribeirinha da Amazônia”.
O uso da resina reduz em aproximadamente 75% o custo do material para a produção de lentes, utilizando luz ultravioleta.
Podemos dizer que esse procedimento pode ajudar a solucionar o problema de muitos brasileiros que sofrem com problema de visão e que não têm acesso a óculos devido ao alto custo.
Mais informações pelo livro ciência hoje. Vol.46. nº 273

ALUNO: Marinaldo Lima
TURMA: IIB noturno

NAS COSTAS

terça-feira, 23 de novembro de 2010

RELATÓRIO.

No dia 17 de Novembro de 2010, foi realizado no laboratório a tabulação dos dados do Mini PI, todas as equipes presentes dividiram entre si,dados do questionário a serem tabulados.Neste mesmo dia realizamos a anásile dos dados, análise maior de tabulação,análise menor de tabulação,quantificamos os resultados,e a faixa etaria..Lembrando que este trabalho deverá ser concluido na próxima aula.



Alunos:
  • Brenda Reis;
  • Ellen Feitosa;
  • Francenilce Pimentel;
  • Maria Goreth;
  • Matilde Sousa;
  • Regiane Regis;
  • Thiago Carvalho;
  • Tyllara Rocha;
  • Vania Maria..

RELATÓRIO.

 No dia 08 de Novembro de 2010,o professor Amiraldo ensinou aos alunos presentes,sobre o programa Exel,este mesmo tem como elemento caracteristico criar celulas,realizar planilhas para contabilização de dados,e tambem,transformar dados em gráficos.

No dia 10 de Novembro de 2010,o professor Amiraldo ordenou que as equipes do PI , inicia-se a contabilidade dos questionários,transformando todas as alternativas em porcentagem,e tambem pedio para que todos os alunos presentes, iniciacen os analises dos gráficos.

Alunos:
  • Brenda Reis;
  • Ellen Feitosa;
  • Francenilce Pimentel;
  • Maria Goreth;
  • Matilde Sousa;
  • Regiane Regis;
  • Thiago Carvalho;
  • Tyllara Rocha;
  • Vania Maria..

RELATÓRIO.

No dia 01,de Novembro de 2010,na aula prática de laboratório,oprofessor Amiraldo devolveu os questionarios do projeto das equipes que desenvolveram,para que os mesmos fossem digitados e que deveriam ter os seguintes dados:
  • Símbolo do IESPES no cabeçalho dos questionário;
  • O Título com fonte 16 Arial,em caixa alta negrito;
  • Na introdução e no corpo do questionário deve-se ultilizar a fonte 12
  • As alternativas deveriam estar em quadrados;
  • As questões deveriam ser digitadas em duas colunas;  
No dia 03 de Novembro de 2010 na aula teorica, o professor liberou os alunos para realização do projeto min-PI,cada equipe trabelhou com as turmas escolhidas,para que as mesmas aplicasem os questionários.Voltando a sala de aula,os alunos inciaram a contabilidade dos dados respondidos.

Alunos:

  • Brenda Reis;
  • Ellen Feitosa;
  • Francenilce Pimentel;
  • Maria Goreth;
  • Matilde Sousa;
  • Regiane Regis;
  • Thiago Carvalho;
  • Tyllara Rocha;
  • Vania Maria.

NOVA BOMBA DE INSULINA


Uma nova bomba de insulina de alta tecnologia, acaba de obter a aprovação do FDA e epromete melhorar a qualidade de vida de milhões de pacientes afetados pelo diabetes. O sistema opera com uma conexão sem fio que monitora os níveis de glicose no sangue, injetando insulina conforme necessidades. Desta forma, a insulina é ingerida de forma quase que continua aumentando os efeitos. A bomba "One Touch Ping", fabricada pela empresa Animas Corp. subsidiária da Johnson & Johnson, pode ser programada conforme as rotinas diarias do paciente; dias úteis, feriados, época pré-menstrual ou festas poderão contar com dosagens personalizadas.
O tamanho do dispositivo é similar a um telefone celular com um peso muito leve, o que traz conforto aos usuários. O princípio básico é o de imitar o melhor possível a função de um pâncreas sadio, visando manter os níveis de glicose dentro da normalidade; sendo necessário para tal, o consumo constante e continuo de insulina, evitando, inclusive, problemas de hipoglicemia devida ao excesso de insulina no organismo.
Fonte: www.forbes.com
Aluna: MARIA WANDERLÉIA RAMOS

sábado, 20 de novembro de 2010

TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Glaucoma é uma neuropatia opitica que se apresenta na maioria dos casos de forma crônica e incuravel ,porem controlavél há uma forma eficaz no tratamento é a redução da pressão intraocular,sendo necessario o uso de dispositivo  artificial de drenagem do humor aquoso ,assim denominado implantes de drenagem .Esse implante é  um dispositivo que cria uma comunicação entre a camara anterior e espaço sutenoniano ,ele consiste  em um tubo ligado a um prato episcleral posterior ,alguns possuem valvulas sensiveis á pressão para regular o fluxo do humor aquoso.
Considerando a importancia de implantes de drenagem para melhor controle de glaucomas refratários,vimos que há modernos dispositivos capazes de suprir melhoras no tratamento.
fonte-www.netoditores.
aluna Renata Vasconcelos enf b

AULA TEÓRICA DO DIA 17-11-2010

A aula começou com o programa de tabulação no qual a equipe se juntou para realizarmos na organização do trabalho escrito, que entregariamos na aula anterior para o PROFESSOR AMIRALDO, no programa constavam os seguintes itens:

- Tabulação de dados
- Análise de dados
- Análise maior de tabulação
- Análise menor de tabulação
- Tabulações curiosos
- Quantificar os resultados
- Faixa etária.

OBS: o trabalho foi concluido e sera entregue na próxima aula, que ser na segunda-feira do dia 22-11-2010 na aula de laboratório, e realizaremos os gráficos.

GRUPO:

Maria Adriana Rebelo
Gizane Lira de Oliveira
Eliana Pereira Dezencourt
Estelita Colares das Dores
Djelma Veira
Vanderleia Ramos
Tanuana Fernandes Andrade
Enf "B"

PULMÃO ARTIFICIAL

A oxigemanação extracorporea por menbrana è um suporte temporario cardiopulmonar,node consiste na substituição da função pulmonar por dispositivo artificial que realiza a oxigenação de carbono do sangue e da função cardíaca por bomba mecânica ,com a eficiencia da tecnologia avançada  o sistema é baseado em fístula arterio-venosa com enterposição de dispositivo de oxigenação com propulsão sanguinea pela bomba cardíaca onde apresenta principal vantagem nas bombas mecanicas artificiais.Conclui-se que  a amostra estudadas a derivação arterio-venosa  em vias femorais para a ultilização foi capaz de substituir a função pulmonar de troca gasosa pelo período de 60 minutos.

fonte-google academico  artigo  2009.
aluna-Renata Vasconcelos enf b  noite

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A TELEMEDICINA

É um sistema de teleconferência portátil que possui uma nova tecnologia de compressão, DVAs (Sistema de Aquisição de Vídeo Digital), que armazena e recupera arquivos de vídeo de alta resolução criados por imagens como ultrassons, leituras de ecocardiogramas e outras imagens complexas. Imagens grandes que normalmente levam três ou quatro dias para serem descarregadas, podem ser acessada em 15 minutos usando o sistema MedPac. Estes elementos contribuem conjuntamente para uma melhora no tempo do diagnóstico, supre o acesso não limitado aos especialistas e oferece melhor atenção médica. As imagens capturadas e transmitidas oferecem uma perfeita teleconferência para consulta ao vivo com especialistas. O sistema inclui videofone, com capacidade de conferência simultânea em multipontos nas redes LAN e WAN, registro de videoconferência, sistema de captura portátil, captura de DVA, e pacote de base de dados da intranet
.FONTE:WWW.bradford-group.com
ALUNA:JANDRIA NASCIMENTO


ÍMÃ NA LÍNGUA AJUDA TETRAPLÉGICO

PESQUISADORES DESENVOLVEM MONITOR ELETRÔNICO QUE “MEDE” ESTRESSE




Monitor de estresse mede condutividade da pele, frequência cardíaca e respiratória e movimentação do corpo. Crédito: ETH Life. Alguns Cientistas estão desenvolvendo um assistente eletrônico que monitora os níveis de estresse de uma pessoa. Esse equipamento que alerte para o estado do corpo, evitando o cansaço e a depressão de uma forma mais eficaz. Apesar de o estresse ser uma resposta saudável do corpo frente a uma ameaça, em longo prazo pode ocasionar efeitos adversos como doenças cardiovasculares e até problemas mentais.

Ex: Pode ter até depressão comforme o texto acima citado.

Os pesquisadores usaram diferentes indicadores para determinar os níveis de estresse, incluindo a condutividade da pele nos dedos, a frequência cardíaca e respiratória e quantidade de hormônios do estresse cortisol na saliva. Além disso, levaram em conta a movimentação da perna, pé e os movimentos do braço, por meio de uma cadeira revestida com sensores de pressão.

Ex: nesse momento alguns professores nessecitariam urgentimente para controlar esse indice de estresse.

Esse monitor funciona muito bem o sistema foi capaz reconhecer corretamente os níveis de estresse baseado na condutividade da pele (relacionada ao suor, desencadeado em situações estressantes) em 83% dos casos. 

Os sensores das cadeiras também forneceram informações úteis em 73% dos casos. Esse equipamento vai demorar a chegar ao mercado, estudos complementares devem adequar o sistema para que ele identifique o estresse em fase precoce. Além disso, os sensores ainda são muito desconfortáveis.

Ex: Apesar de ser muito necessario para os dias de hoje, não estar disponivel no mercado. Mas que ajudaria bastante no nosso dia-a-dia.

Aluna: Francenilce Pimental

Turma: Noite II semestre B

Fonte: www.cienciadiaria.com.br

RELATORIO DA AULA PRATICA DO DIA 08/11/2010

Nesta aula o professor iniciou o programa Excel, para podermos confeccionarmos os gráficos e digitar os resultados das pesquisas.
Excel: Elemento característico: célula
-Célula ;formulas =funções
Textos
Números
gráficos
Imagens
O Excel localiza através de coluna e linha são chamadas ,são chamadas as planinhas que servem para o controle de entrada e saída de medicamentos ,troca de plantões , escalas , quando aparecem ##### nas linhas isso significa que falta espaço.
Formula =soma (A1 :AM)


Alunos:
Andreison Branches
Ariana Costa
Carla Liberal
Gleiciane Souza
Jessica Santos
Jandria Nascimento
Suellem Maciel

RELATORIO DA AULA PRATICA DO DIA 01/11/2010


No laboratório  de  informática  ,juntou se a  equipe  do trabalho  cujo  tema e Miosite ,para fazer  a digitação do questionário  para  ser  aplicado ,com as seguintes  formatações:
-Inserir o símbolo do Iespes
-Titulo:fonte 16,Arial, em caixa alta,negrito.
-Introdução e  corpo  do questionário :fonte 12,caixa baixa,espaçamento simples.
Questões  a serem respondidas:
Fonte:12 Arial,Calibri ou  tahoma ,inserir ’’¨’’ .
As questões devem ser  digitadas em duas  colunas.
O  material foi digitado  e impresso  em  30 folhas , a serem aplicados na  turma.

Alunos:
Andreison Branches
Ariana Costa
Carla Liberal
Gleiciane Souza
Jessica Santos
Jandria Nascimento
Suellem Maciel

SENSOR GLICEMICO

Segundo Dr Walter Minicucci,os testes para verificar o controle glicemico,podem ser marcados por tres eras  :   a da medida da glicosuria ,a da monitorização,a do glicocimetro ea mais nova a do monitorização glicemica   de tempo real.(CGM).Sendo que as tiras de glicosuria para aferir a glicose na urina,o glicosimetro é caracterizado pelo monitoramento da glicemia capilar.Com a tecnologia visando buscar melhoras no tratamento e qualidade de vida para os pacientes,desde 2006,estar sendo ultilizado os sensores de glicose interticial como o CGMS.Concorda-se que desta forma o monitor é capaz de mostrar o quadro completo das glicemias e redefinir a abordagem clinica na busca de melhora do controle,conclui-se que o monitor possibilita detectar e reduzir o risco de eventos hipoglicemicos e hiperglicemicos e a melhora de insulinização intensiva.
fonte-www.Dr Walter Minicucci.com
aluna  Renata Vasconcelos  enf b

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REDUÇÃO DE ESTÓMAGO SEM CIRURGIA

A empresa americana Satiety Inc. anunciou o lançamento do Toga System, um produto destinado àqueles que sofrem de obesidade mórbida e não conseguem perder peso com tratamentos convencionais. A novidade é que com este dispositivo será possível efetuar a redução do estômago sem necessidade de intervenções cirúrgicas.
Trata-se de um dispositivo flexível que é inserido através da boca alcançando o estômago colocando grampos de titânio para reduzir seu tamanho. O procedimento é similar ao utilizado em casos de endoscopias gástricas; uma vez o paciente sedado, o dispositivo é introduzido para efetuar a redução oferecendo aos pacientes uma sensação de saciedade após a ingestão de pequenas quantidades de alimentos.
Esta técnica que promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes e terminar com o consumo de medicamentos para emagrecer, ainda aguarda a liberação do EUA Food and Drug Administration.
Fonte: www.satietyinc.com
Acad.: DJELMA VIEIRA - ENF "B"

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Tomografia Computadorizada



                      A tomografia computadorizada ( T C) é uma técnica avançada de imagem diagnóstica que emprega radiação ionizante.A Tomografia computadorizada tem a capacidade de produzir imagens de alta resolução de detalhamentos anatômicos minuciosos de qualquer parte do corpo humano que se deseja.
                     Pode ser explicada como se tratando de um exame de medição de densidade radiológica dos volumes  de cortes de detrminada região do corpo.Uma ampola de raios X produz um feixe de radiação X em formato de um leque,que irá atravessar uma detrminada seção (um corte) do corpo do paciente.A ampola utilizada na TC difere da empregada na radiografia convencional,pelo fato de girar em torno do eixo do paciente.O feixe colimado de raios X é captado por um sistema circular de detectores,situados no lado oposto ao do feixe.
                   A tomografia computadorizada tem um vasto campo de aplicação dentro da medicina.Trata-se de um  método diagnóstico muito valioso para o estudo de órgãos sólidos,no estudo de vítimas de traumatismos ( na análise de lesões mútiplas).
São empregados métodos matemáticos complexos para a produção de imagens. Um exame completo de TC gera cerca de 40 mil equações em 40.000 variáveis. Um computador irá processar os dados recebidos e construir imagens tomográficas (cortes). Coma resolução de conjuntos de equações,são gerados os " coeficientes de atenuação normalizados", ou seja, os números de TC.
                  Com base nesses números de T C,o computador torna possível ao radiologista compor a imagem que melhor convier,para melhor expressar oa problemas que estão sendo diagnosticados,por meio de dezenas e centenas de gradações de tons de cores diferentes(preto,cinza  e branco).


Aluna : Tyllara da Rocha Soares
Enf  II B, Noturno
Santarém,18 de novembro de 2010





TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA







Segundo Dr Marcos Lomba a importancia da tomografia computadorizada na avaliação das doenças é avaliar a capacidade da TC na classificação da fase da doença,seja ela aguda ,subaguda e crônica.A  TC  tem um campo de aplicação dentro da medicina,trata-se de um diagnóstico muito valioso para o estudo de órgãos sólidos ,onde comenta que vítimas de traumatismo  cranianos ocorre com hemorragias podendo

ocasionar infecções e disseminação de tumores cancerígenos ou
.
não.Ele ainda relata que a TC é um métado fundamental para díagnostico tanta clínico-laboratorial guando o resultado não firma a fase da doença.
Fonte :Lomba,Marcos,Saúde Total enfermagem e medicina-Olinda :grupo  Universo  ,2006
aluna  Renata Vasconcelos  enf b noite..

AVANÇO TECNOLOGICO NA UROLOGIA

Mesa urológica

Santarém 18 de novembro de 2010.



A mesa urologica é indicada para exames urologicos. Esta faz parte de uma das novas tecnologias do mercado mundial.
Nos sabemos que á prostata é uma glândula que estar presente no sexo masculino, que esta tem tamano de uma noz, a qual pesa 20 grama, localizada próximo á bexiga, a mesma tem função de produzir o líquido que faz parte do sêmen. No entento, as doenças podem estar ocorrendo aparti dos 50 anos de idade.
Esta nova tecnologia, veio facilitar o diagnostico de doenças acometidas pela prostata.
As doenças acometidas pela prostata são: hiperplasia prostática benigna (HPB), prostatite(inflamação da prostata), e câncer da prostata.
Hoje podemos perceber que os novos avanços, principalmente da ária da medicina, vem crescendo acentuadamente, graças aos benéficios das novas tecnologias. Pois com esta mesa faciliata uma posição adequada ao paciente,  tanto na posição reta, quanto na posição de trenderlemburg, pois a mesma possui elevação no assento. Com isso realiza um exame que apesar de invasivo, e desconfortante o paciênte concerteza ficará em uma posição, mais confortável que facilata o trabalho do médico.

Fonte: http: //www.drasschirleydecampos.com.br/notícia/4928

Aluna: Maria Adriana S. Rebelo

ESTETOSCÓPIO BLUETOOTH LITTMANN 3200


Se há uma coisa que ficou completamente analógico durante a revolução digital, que tem sido o estetoscópio. Para não perder a oportunidade de reinventar a roda, 3M e Zargis Medicina fizeram uma parceria para infundir alguma tecnologia realmente útil para o 3200 Littmann Estetoscópio Bluetooth.
COMENTÁRIO: Os estetoscópios de nosso dia-a-dia são simples, mais dão resultados, mais se temos tecnologia devemos usá-las para tal, mais apesar de tudo, esses estetoscópios simples têm suas interferências, e é nessa hora que a tecnologia vem facilitar a ausculta e principalmente a vida do cliente/paciente onde os resultados serão precisos e corretos sem nenhuma dúvida.
O dispositivo será capaz de se comunicar com computadores nas proximidades e descarregamento de todos os dados que recolhe (através de Bluetooth, natch), a serem analisados posteriormente com o software incluído. Eles também incluíram o que parece ser a redução de ruído ativo, eliminando até 85% o ruído de fundo, sem eliminar os sons do corpo. Há vários recursos para este estetoscópio high-tech.
COMENTÁRIO: Esses computadores no caso seriam do consultório Médico de onde esta havendo esse tratamento, e nos casos dos ruídos que interferem na maioria das vezes a verificação de uma Pressão Arterial ou Ausculta Pulmonar ou qualquer procedimento que seja utilizado o estetoscópio. Este equipamento vem diminuir consideravelmente estes ruídos ambientes e também os do corpo.
Reduz o ruído de fundo 85%, em média, sem eliminar corpo crítico sons  ANA 13% melhor do que os modelos anteriores criam uma vedação acústica do ruído ambiente entra através de conexões eartp.

COMENTÁRIO: Como foi comentado anteriormente á uma redução considerável, onde que os anteriores não têm essa distinção do som que quer se ouvir.  
O som recebido do sensor é transmitido tranqüilamente aos ouvidos através do tubo. Permite focar em sons crítica até 24X de amplificação sonora. Extra para poder ouvir quando você precisar dele; útil quando um coração, pulmão ou o som do corpo é especialmente fraco. Pode ser útil para pacientes extremamente obesos. Pode ser útil quando a roupa do paciente restringe a sua experiência de audição.

 COMENTÁRIO:  Como podemos perceber, que onde tínhamos dificuldades para ter uma boa verificação de algum som especifico, não se tem mais como pessoas obesas que tem muito tecido adiposo, pessoas que se negam ao alguns procedimentos que necessite tirar qualquer peças de roupa, agora pode ser verificado por cima da roupa do cliente/paciente onde no mesmo não terá interferência na ausculta.

ALUNA: PRISCILA CASSIANA FARIAS DA SILVA
TURMA: II B NOITE
FONTE: WWW.FONEDEOUVIDOBLUETOOTH.COM.BR/



NOVA TERAPIA CONTRA APNÉIA

Um novedoso tratamento contra apnéia, foi anunciado recentemente pela Ventus Medical. Trata-se de um dispositivo nasal equipado com micro-válvulas que é preso às narinas com adesivo hipoalergénico. Essa micro-válvula abre e fecha redirecionando o ar através de orifícios para criar resistência ao expirar. O dispositivo, denominado Provent, é alimentado pela própria respiração do paciente, por isso não precisa de baterias.
A micro-válvula se abre permitindo a respiração; durante a expiração a micro-válvula se fecha direcionando o ar através de dois pequenos canais; assim a pressão do ar aumenta desobstruindo as vias respiratórias. O Provent promete facilitar o sono dos usuários de complexos sistemas de respiração com tubos e máscaras.
FONTE: www.forbes.com
Aluna: MARIA WANDERLÉIA RAMOS

CONTROLE CIRÚRGICO DA HIPERTENSÃO


Um aparelho desenvolvido pela empresa americana Ardian está sendo utilizado para destruir nervos minúsculos localizados no interior das artérias renais. Eles afetam a pressão arterial, controlando a liberação de sódio e uma enzima chamada renina. Pacientes que apresentam dificuldades para manter a pressão sanguínea dentro dos níveis normais com medicamentos convencionais, poderão usufruir da nova tecnologia para melhorar sua qualidade de vida.
O procedimento consiste na introdução de um catéter nas artérias renais e, por médio de calor, destruir nervos minúsculos sem danificar as regiões circundantes. A cirurgia demora menos de uma hora e a internação hospitalar é de uma noite. O Dr. Murray Esler, Diretor Adjunto do Baker IDI Heart and Diabetes Institute e líder da pesquisa, afirmou que somente cerca de 10% dos pacientes submetidos a esta cirurgia, apresentaram poucos ou nenhum benefício. A empresa já obteve permissão para efetuar o procedimento na Europa e aguarda aprovação da EUA Food and Drug Administration para os próximos meses.
Fonte: www.thelancet.com
Acad.: DJELMA VIEIRA - ENF "B"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IMPLANTE DE PRÓTESES

Novas próteses implantadas cirúrgicamente no osso podem permitir maior movimentação e melhor controle dos usuários. Essa é a aposta que pesquisadores da Europa e USA,  desenvolvem no Instituto de Bioengenharia do Instituto Politécnico de Worcester, Massachussets, USA. Os cientistas procuram uma melhor integração das próteses com o corpo, criando conexões mais fortes entre metal, osso e músculo, visando a redução de infecções. As novas próteses, chamadas de "ósseo-integrados", apresentam um dispositivo cilíndrico inserido diretamente no osso com o objetivo de incentivar o crescimento do osso para o metal, impedindo a entrada de bactérias. Este método foi baseado nos implantes dentários, nos quais a pele cresce e fecha a entrada de possíveis agentes infecciosos. Entre 2003 e 2010 foram realizados teste em 40 pacientes e apenas cinco deles precisaram remover seus implantes. Os pesquisadores estimam que nos próximos anos, esta tecnologia poderá mudar a vida de pacientes amputados.
Fonte: Biomedicine Channel
Aluna: MARIA WANDERLÉIA RAMOS

NOVO MÉTODO PARA ANÁLISE DE SANGUE

Uma nova técnica permite aos médicos analisar gotas de sangue seco sem recorrer a extrações dolorosas e complicadas. O método poderá revolucionar a farmacologia pediátrica e até provas anti-doping de atletas. Pesquisadores sempre manifestaram sua preocupação frente a necessidade de efetuar várias extrações de sangue de recém nascidos, já que 85% do seu peso corporal é água, em comparação com adultos que possuem entre 60% e 70%. Isto pode induzir também a erros na dosagem de medicamentos já que o peso corporal pode não ser um parâmetro ideal para ministrar quantidades adequadas.
Este novo enfoque se baseia na cromatografia líquida, na qual espectómetros de massa utilizam cargas elétricas para transformar moléculas em ions, que podem ser identificados e contados.
O Dr. Gregory Hammer, da Stanford University-USA, responsável pela pesquisa, cita o exemplo da morfina, que requer numerosas extrações de sangue de recém nascidos, fato que pode colocar em risco a sua saúde. Outros destaques são a detecção do hormônio do crescimento, agentes para o estímulo de produção de glóbulos vermelhos e exames anti-doping. Finaliza lembrando que tudo o que possibilitar a redução do volume de fluídos biológicos, é muito interessante para toda a classe médica.
FONTE: Technology Review
Aluna: GIZANE LIRA

NEM A DISTANCIA AFASTA A TECNOLOGIA "CARDIOLOGISTAS"


A Sociedade Brasileira de Cardiologia vem externar sua decepção pelas palavras divulgadas pela imprensa e atribuídas a V. Excia. durante a solenidade de entrega de ambulâncias em Tatuí, quando teria criticado a classe médica em geral. A SBC também se solidariza com o presidente
da Associação Médica Brasileira que, em nome de 350 mil médicos brasileiros, fez um desagravo aos profissionais atingidos em sua dignidade e honradez pelas referidas declarações, tão estranhas, que temos dúvida se a imprensa reproduziu fielmente suas palavras.
Em nome dos 12 mil cardiologistas brasileiros, grande parte dos quais exercendo a profissão em cidades pequenas, mesmo em povoados às margens dos rios amazônicos, distantes dos grandes centros, com poucos e antiquados equipamentos e, mesmo assim, salvando vidas, a SBC vem
lembrar que o esforço de seus associados está levando o País em anos recentes a reduzir o número de mortes por causas cardiovasculares que, até há pouco, roubavam 315 mil vidas de brasileiros a cada ano.
Esses cardiologistas que trabalham em todos os rincões brasileiros, senhor presidente, é que garantem o eficiente e rápido tratamento de uma crise de hipertensão, como a que afetou o presidente da República no Nordeste brasileiro e são eles que, em campanhas como a que se desenvolve neste momento, difundem informação sobre fatores de risco como a hipertensão, o tabagismo, a obesidade, para que no futuro os brasileiros não passem por crises semelhantes à que atingiu V. Excia. São esses médicos que, recebendo pouco do SUS, muitas vezes não tem recursos para acompanhar os congressos internacionais onde são apresentados os avanços da Medicina. Esse é o motivo que os leva a se valerem da Internet para a “Educação Continuada” oferecida por essa Sociedade, para que no Brasil inteiro os pacientes sejam atendidos por uma Cardiologia de ponta, por médicos tão capacitados como os dos países desenvolvidos.
E é por causa do intenso esforço, dos seis anos de estudo, somados aos de residência médica, aos quais se acrescenta toda uma vida de atualização, frequentemente de pesquisa, que os cardiologistas exigem que médicos formados em cursos como os de Cuba passem por exames que demonstrem serem tão capazes como os profissionais formados no território brasileiro. Não estamos defendendo nossa categoria com essa exigência, presidente, mas sim buscando a garantia de que os pacientes brasileiros sejam atendidos por profissionais efetivamente capacitados.
Pedimos vênia para lembrar mais que, se hoje milhares de cardiologistas trabalham em cidades onde não se conta com recursos de tomografia computorizada, de ressonância magnética, laboratórios nem salas cirúrgicas adequadas, senhor presidente, não é culpa dos médicos e nem da falta da CPMF, imposto que, tendo vigorado por vários anos, não foi empregado para sanar as mais evidentes lacunas da Saúde nas cidades pequenas, ao contrário do que desejava quem o propôs, justamente um cardiologista.
Os “médicos da Avenida Paulista”, criticados por V. Excia, são os mesmos que, a cada dia, atendem milhares de pacientes pobres, vindos de cidades distantes em incontáveis ambulâncias das Prefeituras, que chegam a formar fila nas estradas, de madrugada, trazendo pacientes em busca da ajuda médica que a cidade grande oferece e com a qual não contam em suas cidades de origem, e não por culpa dos profissionais da Saúde.
Num País em desenvolvimento como o nosso, em que são limitados os recursos para a Saúde e escassas as verbas para comprar o aparelhamento mais moderno, é simplesmente natural que se formem umas poucas instituições de excelência, altamente equipadas, para onde migram os pacientes das regiões próximas.
Esse fenômeno é conhecido e foi vivido por V. Excia. quando, para seus exames e testes, que necessariamente tem que ser os mais completos possíveis, pela importância de sua pessoa, os médicos que o atendem fazem com que o presidente da República deixe Brasília e frequente dois hospitais, o Incor e o Sírio Libanês, situados, justamente, no entorno da avenida Paulista, citada jocosamente por V. Excia como o local “onde é fácil ser médico”.

ALUNA: ANDREIA RAMALHO DE FREITAS
TURMA: II-B

O médico e a tecnologia: reflexões com enfoque na cardiologia

Segundo José Agostinho Lopes Este trabalho discorre sobre a evolução tecnológica, sua incorporação na prática cardiológica e busca ajustar este processo evolutivo com as reais necessidades de cuidado e acolhida ao ser humano. Questiona as possíveis repercussões dos avanços tecnológicos ao exercício da medicina, seus benefícios e os aspectos negativos provenientes da sua utilização. Aborda, ainda, as questões do humanismo e do senso humanitário, que se perdem com a super e a hiper especialização.  O assunto novas tecnologias em medicina nos remete a reflexões que permeiam diversas áreas do conhecimento, como a ciência, a filosofia, a história, a ética, a economia e arte. O método científico surgiu no Renascimento, quando o teocentrismo medieval começou a perder espaço para o antropocentrismo, humanismo e naturalismo. A partir daí, surge um novo homem, que percebe sua capacidade de conhecer a natureza, transformá-la, e até de colocá-la a seu serviço. À época GalileuGalilei (1564 - 1642) dizia: “ela se expressa em linguagem matemática”. E essa inguagem nós podemos compreender. Nasce uma nova ciência, ancorada no método experimental. Podemos dizer que, neste momento, é instituída a artificialização da experiência humana, que vai ajudar o homem a estender os limites de seus sentidos naturais e dotá-lo de recursos técnicos maravilhosos.

ALUNA: IRLES ALMEIDA
TURMA: II-B

ESTETOSCOPIO ELETRONICO COM BLUETOOTH


O Estetoscópio  Digital  foi projetado por meio de avançados recursos tecnológicos e oferece amplificações até 18 vezes maiores do que os estetoscópios tradicionais.
A acústica superior foi combinada a um processador digital de sinais - permitindo a gravação, armazenamento e reprodução dos sons. Além disso, os sons gravados podem ser transferidos para um computador padrão IBM-PC, para serem armazenados, compartilhados ou apenas mantidos para realização de análises posteriores. - Amplificação dezoito vezes maior (25db) do que o mais avançado estetoscópio convencional Littmann, tornando os sons fáceis de auscutar. - O circuito de filtros provê três modos de freqüência para resposta os quais tornam excelentes tanto a auscultação cardíaca quanto a pulmonar: - Sino (20 - 200 Hz) - Diafragma (100 - 500 Hz) - Alcance extendido (20 - 1000 Hz) - Gravação digital e armazenamento de até seis arquivos de som distintos. - Reprodução instantânea normal ou em "meia velocidade" dos sons. - Transmissão por Bluetooth dos sons gravados tanto para outro Modelo Littmann (3200 ou 4100) quanto para computadores padrão IBM-PC. - Display de cristal líquido no auscutador toráxico. Inclue leitor de batimentos cardíacos. - 20 horas de uso contínuo por meio de duas pilhas alcalinas padrão AAA. - As olivas macias e confortáveis ajustam-se perfeitamente promovendo um excelente selamento acústico. - Anel e diafragma com tratamento "anti-frio", mais confortável para o paciente. - Auscultador com tamanho diferenciado para uso adulto ou pediátrico.


Aluno-Andreison Branches Enf 2 B 



PÍLULA INTELIGENTE



Alguns pesquisadores americanos inventaram a "pílula inteligente", ela é capaz de atacar áreas doentes do tubo digestivo sem espalhar sua munição contra tecidos sadios. Normalmente, os pacientes com doenças dos intestinos, sobretudo colites ulcerativas e o mal de Crohn, recebem altas doses de medicamentos, que se espalham indistintamente entre células afetadas e sadias onde que agora não acontecerá mais isso. No caso da quimioterapia contra o câncer do cólon há graves conseqüências, pois os remédios são altamente agressivos ao organismo como um todo.
A nova pílula, criada por David D· Andrea e J erome Schentag, do Hospital Mil- lard Fillmore, de Buffalo, possui um minitransmissor de rádio capaz de mostrar aos médicos em que parte do tubo digestivo se encontra. Esperam que ela se aproxime do trecho doente e, só então, determinam por controle remoto a abertura da cápsula. Embora atue como míssil teleguiado, a pílula inteligente é pouco maior que uma cápsula normal. Infelizmente não esta disponível para a população que necessita do Hospital público, e para ter este tipo de tratamento terá que desembolsar 500 dólares à unidade. Mais como a tecnologia vem avançando daqui com um tempo estará disponível na rede publica de saúde.
Docente: William Aguiar
Fonte: Superinteressante edição especial
Criado: David D. Andrea e J erome Schentag

ATENDIMENTO A ACDENTE OFÍDICO E BOLHROPS


 







 
As serpentes de gênero LACHESIS são consideradas problemas de saúde pública no Brasil. A mordedura por esse animal causa dor local, hemorragia, dor abdominal bradicardiaca entre outros algum tempo vários pessoas chegaram a óbito por falta de atendimento, pois os profissionais não tenham conhecimento suficiente para diagnostica e medicar, controlar as alterações do organismo devido à ação do veneno ofídico.
Agora com a evolução e rapidez dos laboratórios com aparelhos que dão resultados com precisão de fc. Tempo de coagulação, plaquetas, creatinina, uréia, urina (EAS) extremamente necessário para decidir o tipo de procedimento para cada paciente, quanto mais próximo da tecnologia a enfermagem ficar mais podemos agilizar e salvar vidas.
ALUNA: AURILENA COELHO
TURMA: II B NOTURNO
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA: Pardal. P.P.O.et al, Acidentes por Animais Peçonhentos Manual de rotinas. Ed.2º. Belém Para. 2010.

CELULAR AJUDA DIABÉTICO A CALCULAR AÇÚCAR.

 

Controle o açúcar pelo celular a contagem de carboidratos, método dos diabéticos a dosarem esse nutriente na comida para controlar suas taxas de glicose no sangue, agora é automático.


Logo no inicio o médico ou o plano de saúde deve comprar uma licença de uso do GlicOnLine e fornecer o programa ao paciente, que não pagará nada pelo serviço. O especialista levanta todas as informações do indivíduo (os tipos de insulina prescritos, tipo de bomba que usa etc.) e as cadastra num prontuário eletrônico é onde a tecnologia avançou com este protuário. O cálculo da quantidade de insulina de que vai precisar ao longo do dia é baseado em variáveis como as taxas de glicose antes e depois de comer e ao dormir. Essa conta é feita pelo especialista.

O download do programa pode ser disponibilizado em qualquer celular com linguagem Java, aquela que permite que um software rode em diferentes plataformas, como telefone portátil, palm ou computador — fique certo de que os modelos mais modernos de celular já contam com essa linguagem. O download é feito no aparelho logo após o médico enviar um e-mail direto para o seu número. Então, bastará acessar a página do GlicOnLine no telefone. Detalhe importante: o sistema funciona em qualquer operadora de telefonia celular.

Nas refeiçõe o cliente/paciente sai com os amigos para comer uma pizza, por exemplo. Tem vontade de comer duas fatias de mussarela. Mede sua glicemia, acessa o programinha via celular e insere o valor da glicose. Em sequida clica no menu, digita pizza de mussarela e indica quantos pedaços — sem se esquecer, é claro, dos dois chopes. O sistema conta com 600 alimentos cadastrados, com medidas caseiras, como colher de sopa. Minutos depois, após essa informação ser cruzada com seu cadastro numa central, ele fica sabendo o tipo de insulina e a dosagem que terá de aplicar depois da refeição.
Autora:Francenilce Pimentel
Turma: noite 2° semestre
Fonte: www.googleimagens.com
Feito: por FÁBIO DE OLIVEIRA e DESIGN EDER REDDER