sábado, 30 de outubro de 2010

FIXADOR TRANSPARENTE PARA CATETERES



Para garantir a segurança e proteção dos pacientes que precisam de punção venosa, a divisão saúde da pele da 3M do Brasil lança o TegadermTM Basic 1620BR, primeiro fixador de cateter periférico transparente produzido pela empresa do Brasil, aprovado por enfermeiro brasileiros.
“O produto é a melhor alternativa quando a situação no hospital envolve a necessidade de maior estabilização na inserção das agulhas e redução de complicações, pois permite a visualização e inspeção diária do ponto e facilita o diagnóstico precoce de qualquer problema”, declara Cândido Freitas, especialista de serviços Profissionais e responsável pelo programa de fixação segura da divisão de saúde da pele do Mercado Hospitalar da 3M do Brasil. Com um exclusivo sistema de Fixação Fácil, o TegadermTM Basic 1620BR faz parte da linha de fixadores estéril para cateteres oferecidos pela 3M. Possui um guia centralizador, fitas laterais para anotações e cobertura estéril transparente. Além disso, é hipoalergênico, resistente á água e oferecer até 72 horas de proteção. Por tanto se pode afirmar, que o fixador reduziu o pânico do paciente estar sendo furado por mais vezes, e facilitou o acesso as anotações precisa para o enfermeiro.
Mais informações sobre o produto podem ser obtidas por meio do Centro de Relacionamento com o Consumidor pelo telefone 0800 055 6903, ou WWW.3m.com.br


Aluno: Marinaldo Lima
Turma: Enfermagem IIB

DISPOSITIVO ELÉTRICO CONTRA OS PIOLHOS

Uma das maiores preocupações das mães com filhos em idade escolar são os piolhos e, afortunadamente para elas, a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Uma prova disso é o lançamento do Medicura M269, um pente elétrico para o tratamento contra piolhos.
O funcionamento deste dispositivo é bastante simples, é uma espécie de pente elétrico com pontas metálicas que deve passado desde a raiz do cabelo. Quando é encontrado um piolho ou uma lêndea, o aparelho emite uma descarga elétrica que elimina o inseto. Funciona com baterias e apresenta duas velocidades.

Custa aproximadamente R$ 100,00 e promete ser um aliado de peso no combate aos piolhos.
Fonte: www.diarioinfotec.com
Acad: DJELMA VIEIRA


PLASMA PARA HIGIENIZAR AS MÃOS

A mais recente tecnologia desenvolvida  especialmente para hospitais, mas que futuramente poderá ser amplamente utilizada, foi anunciada por pesquisadores do Instituto Max Planck da Alemanha. Trata-se de um dispositivo para lavar as mãos que utiliza plasma.
Outra das vantagens do dispositivo é que custa menos de US$ 100,00, possibilitando assim sua fácil implementação em hospitais. Funciona perfeitamente para higienizar as mãos de médicos e enfermeiros em poucos segundos, inclusive debaixo das unhas.
Os pesquisadores apostam que, em pouco tempo, este aparelho deverá estar também disponível em restaurantes, escolas e muitos outros lugares.
FONTE: Technology Review
ALUNA: GIZANE LIRA

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

LEMBRETE ELETRONICO

SANTAREM 29 DE OUTUBRO 2010

O pillbox; 133 da techiline e uma boa idéia para quem vive esquecendo de tomar os remédios ,a maioria de seres humanos tomam varias medicações e como a vida tão agitada acabam perdendo o horário da posologia , esse aparelho veio para ajudar .                                                                     Alem de carregar os comprimidos tem alarme que toca no horário programado. Esse e o sonho de todos que fazem uso de medicações não esquecer um só de tomar veio só facilitar  a recuperação do paciente.                                                                                                                                          Que bom que a tecnologia esta avançada trazendo inovações, meios, mas fácil para a saúde. Sãos equipamentos sofisticados de ultima geração para o bem de todos. Ele não esta disponível a todos e comprado por telefone (11) 3813 1092 então quem deseja  adquirir faca logo o seu pedido pouco estão disponível.   
ALUNA: JUCILENE DE AGUIAR PORTELA
TURMA II-B

RELATÓRIO DAS AULAS DO DIAS 18/10 E 20/10.

A aula do dia 18/10 começou às 14:00,o professor chamou as equipes para verificar o trabalho no computador,em seguida começaram as apresentações das equipes onde o professor chamava duas pessoas de cada grupo para defender o folden e o cartaz,após realizou comentários colocando os pontos negativos e positivos de cada equipe.

A aula do dia 20/10 teve inicio às 20/40,onde o professor primeiramente fez a chamada,em seguida falou para as equipes do PI que faltava alguns ajustes no questionario.

ENF II B NOITE

ANA CRISTINA
IRLES ALMEIDA
ILZA VINHOLTE
LIVIA MELO
MARINALDO LIMA
ANDREIA RAMALHO
JUCILENE AGUIAR
DENISE SILVA
 

MAMOGRAFIA DIGITAL LEVA A BIÓPSIAS INÚTEIS




Um dos recentes avanços da mamografia é a MAMOGRAFIA DIGITAL (computadorizada). A mamografia digital se assemelha a convencional por usar raios X na produção das imagens porém o sistema é equipado com receptor digital e um computador ao invés de um filme cassete. Na mamografia convencional as imagens são gravadas em filme. O filme é revisado pelo radiologista no negastoscópio. Com mamografia digital, a imagem mamográfica é capturada por um detector eletrônico especial de raios X o qual converte a imagem numa foto digital e pode ser revisado no monitor do computador. O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho, contraste através do computador para verificar melhor áreas da mama.
A mamografia convencional demora de 30 minutos a uma hora para a obtenção do diagnóstico. Quando a imagem não é satisfatória o exame tem que ser refeito e a mulher expor-se a nova carga de radiação. Na mamografia digital os procedimentos são os mesmos, a mulher fica de pé, a pressão sobre o seio continua e segundo os médicos necessária para a superposição de tecidos e descobrir nódulos minúsculos e, em seguida um dispositivo eletrônico grava as imagens geradas pelo raio X, apenas 15 segundos após a exposição.
Os procedimentos são mais rápidos e a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições de exposições durante um exame.
Esta tecnologia permite que o resultado e as imagens sejam enviadas via Internet para qualquer parte do mundo.
Andreison Branches Enf 2B
Fonte: Portal TERRA:

IPC tem novo centro cirúrgico e mamógrafo de alta tecnologia


IPC tem novo centro cirúrgico e mamógrafo de alta tecnologia







O Instituto de Prevenção ao Câncer (IPC) está com novo centro cirúrgico e um novo centro de mamografia, com um mamógrafo de alta tecnologia. A  estrutura ampliada de atendimento foi inaugurada no dia 21 de maio deste ano, pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e  a diretora da unidade, Tânia Veras. Nas obras e na aquisição de equipamentos, o investimento total foi de 1 milhão e 500 mil Reais, recursos do Tesouro do Estado e do Ministério da Saúde. Só na aquisição do mamógrafo o governo do Estado investiu 400 mil Reais. Nas obras do centro cirúrgico, o investimento do Ministério da Saúde foi de 750 mil Reais. Com as obras de ampliação e reforma do centro cirúrgico, aumenta de três para cinco o número de leitos. São realizadas por mês 400 cirurgias, em média. Entre os diferentes tipos de cirurgias, estão a retirada de nódulos de mama, de lesões no colo do útero, de sinais e lesões na pele para evitar câncer ou reduzir o agravo. Para promover biosegurança e reduzir riscos de infecção aos trabalhadores e pacientes, dois autoclaves novos foram instalados  no centro cirúrgico do IPC. Os aparelhos fazem desinfecção dos instrumentos e roupas cirúrgicas por meio do vapor a alta pressão e temperatura. O IPC é uma unidade secundária da Secretaria da Saúde do Estado, com atendimento ambulatorial e cirúrgico em hospital-dia. Realiza 5.420 atendimentos por mês, 12.501 exampes citopatológicos, 470 exames histopatológicos. O acesso dos pacientes, que vem de todos os municípios, aos serviços é feito através de agendamentos pelas centrais de marcação  de consultas do Estado e do município de Fortaleza.   
   
ALUNA: ANDRÉIA RAMALHO DE FREITAS
TURMA: II-B NOITE

MAMMODIAGNOST AO ALCANCE DE TODAS AS MULHERES.


A Empresa Philips tem oferecer a nós mulheres o melhor tratamento possível para evitar o câncer de mama. Com a tecnologia, nós mulheres usuária o equipamento se elevará ao processamento de imagens UNIQUE, o MAMMODIAGNOST DR, onde incorpora os recursos de todos os sistemas de radiografia digital da Philips. É uma de grande importância e essencial à qualidade de vida, onde se as mesmas necessitam do exame de mamografia.

 Este sistema de radiografia digital direta apresenta um detector de mamografia de campo completo de grande porte onde sua geometria é amigável e fácil posicionamento do pacientes. O equipamento apresenta um tamanho de pixel pequeno de 85 µm e controle de exposição automático (AEC - Automatic Exposure Control.

Essa interação personalizada permite que a equipe de saúde ou outra equipe especializada trabalhe com mais rapidez e confiança.

Esse equipamento tem uma qualidade de imagem, onde possibilitam o pós-procedimento de imagem UNIQUE, que se adapta ás suas preferências individuais para a leitura aperfeiçoada que com isso agiliza o diagnóstico e não traz desconforto ao cliente/paciente.

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE PODE SALVAR SUA VIDA

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE PODE SALVAR SUA VIDA

Uma nova geração de luvas com proteção "ativa" das mãos contra HIV, Hepatite C. A tecnologia G-Vir reduz comprovada-mente a taxa viral em eventos de lesão percutãnea. Luva composta de duas camadas de elastãnero termoplástico recheadas com liquido desinfetante eficaz e seu sistema de propulsão. 1-Pressão exercida pela agulha contaminada na camada exterior da luva: Convergência das micro-gotas de desinfetante em um único volume sob pressão. 2- Penetração da agulha contaminada na luva: O efeito da pressão leva à expulsão do desinfetante sobre e dentro da agulha infectada. 3- Perfuração da camada interior da luva: A taxa viral transmitida é reduzida imediatamente pela difusão ativa do desenfetante.
fonte: revista nursing pag: 386 ano:2007

ALUNA: IRLES ALMEIDA
TURMA: II-B NOITE

AEROSOLTERAPIA.




É a administração de pequenas partículas de água em oxigênio ou ar comprimido, com ou sem medicação nas vias aéreas superiores.

Finalidade:
- Alívio de processos inflamatórios, congestivos e obstrutivos;
- Umidificação - para tratar ou evitar desidratação excessiva da mucosa das vias aéreas;
- Fluidificação - para facilitar a remoção das secreções viscosas e densas;
- Administração de mucolíticos - para obter a atenuação ou resolução de espasmos brônquicos;
- Administração de corticosteróides - ação antiinflamatória e anti-exsudativa;
- Administração dos agentes anti-espumantes - nos casos de edema agudo de pulmão.

Indicações:
- Obstrução inflamatória aguda subglótica ou laríngea;
- Afecções inflamatórias agudas e crônicas das vias aéreas;
- Sinusites, bronquites, asma brônquica, pneumonias, edema agudo de pulmão e outros;
- Pós-operatório.

Cuidados na terapêutica de nebulização:
- Preparar o material necessário de forma asséptica;
- Anotar a freqüência cardíaca antes e após o tratamento (se uso de broncodilatador);
- Montar o aparelho regulando o fluxo de O2 ou ar comprimido com 4 a 5 litros por minuto.
- Colocar o paciente numa posição confortável, sentado ou semi - fowler (maior expansão diafragmática);
- Orientar o paciente que inspire lenta e profundamente pela boca;
- Checar na papeleta e anotar o procedimento, reações do paciente e as características das secreções eliminadas;
- Orientar o paciente para manter os olhos fechados durante a nebulização se em uso de medicamentos;
- Orientar o paciente a lavar o rosto após a nebulização, SOS;
- Providenciar a limpeza e desinfecção dos materiais usados (aparelho);
- Usar solução nebulizadora ou umidificadora estéril.

Medicação:
1- Berotec - Antiasmático e broncodilatador - age sobre os receptadores B-2 adrenergéticos da musculatura brônquica promovendo efeito broncoespasmolítico rápido e de longa duração; tem como efeitos colaterais tremores dos dedos, inquietação, palpitação.
2- Fluimucil - mucolítico - estimula a secreção de surfactante e transporte mucociliar; pode causar broncoconstricção; as ampolas quebradas só podem ser guardadas no refrigerador por um período de 24 horas.
3- Muscosolvan - mucolítico e expectorante - corrige a produção de secreções traqueobrônquicas, reduz sua viscosidade e reativa a função mucociliar; pode causar broncoconstricção e transtornos gastrintestinais.

Umidificação ou Vaporização:

Conceito:
É um processo terapêutico que distribui água na forma molecular de vapor, associado ou não a medicamentos nas vias aéreas para alivio de processos inflamatórios, congestivos e obstrutivos.

Indicações:
Idem indicações da nebulização, quando a patologia tratada ou condições do paciente requerem maior umidade e/ou aquecimento do ar inspirado como traqueostomias, respiração bucal em pacientes comatosos ou debilitados, desidratação, pacientes com secreção brônquica espessa, em pós-cirurgias torácicas ou cirurgias onde tenham sido administrados gases secos.
A névoa de vapor é normalmente criada por misturas de ar e oxigênio que são quebradas em pequenas bolhas e captam moléculas de água, formando vapor d'água. O aquecimento da água aumenta o vapor produzido;
Neste último caso o vapor é produzido sem resfriamento, impedindo maior irritação da mucosa traqueobrônquica. Certos umidificadores já incorporam um aquecedor de imersão no sistema de umidificação (ex. umidificador em cascata)

Aluno:Vania Maria.
Fonte: http://www.aguaviva.mus.br/enfermateca/Artigos/aerosolterapia.htm

MONITOR CARDIACO POLAR.



Monitorando a frequência cardíaca, podemos observar que quanto melhor nos exercitamos, melhor será o aproveitamento de nosso Sistema Cardiovascular. tanto atletas profissionais quanto amadores tem há décadas depositado sua confiança na informação proporcionada por seus monitores de frequência cardíaca, pelas seguintes razões:

Um monitor de frequências cardíacas é como um contagiros, proporcionando uma medição precisa da intensidade do exercício.


Treinar em seu próprio ritmo ideal se torna possível com um monitor de frequências cardíacas.

A medição direta da frequência cardíaca durante o exercício é a maneira mais precisa de controlar o desempenho.

O progresso pode ser acompanhado e medido, aumentando a motivação.
Excelente alternativa para quem deseja melhorar sua performance. Este monitor cardíaco irá auxiliá-lo nas atividades físicas profissionais ou amadoras.

Quando você começa a treinar, a frequência cardíaca se eleva rapidamente em proporção à intensidade do treinamento.

Nos Monitores de Frequência Cardíaca Polar, o cinto transmissor detecta o sinal eletrocardiográfico (sinal elétrico proveniente do seu coração) e o transmite através de uma onda eletromagnética para o receptor de pulso, onde essa informação é digitalizada e exibida.

O coração impulsiona o sangue dos pulmões (onde o sangue recebe oxigênio) para os músculos (onde o oxigênio é utilizado como combustível) e de volta aos pulmões outra vez.

Quanto mais intenso o treinamento, mais combustível os músculos necessitarão e mais fortemente o coração terá que trabalhar para bombear o sangue rico em oxigênio para os músculos.

À medida em que você se torna mais fisicamente condicionado, o coração se torna capaz de bombear uma quantidade maior de sangue a cada batimento.

Como resultado, seu coração não precisa bater tanto para transportar o oxigênio necessário aos seus músculos, e se reduzem tanto a frequência cardíaca durante o repouso quanto durante o exercício, em todos os níveis de esforço.

Aluno: Thiago Carvalho.
Fonte: Shop Time.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

RELATÓRIO DA EQUIPE

No dia 25/10, a partir das 14:00, as equipes foram divididas para que tirassem fotos   relacionadas aos  elementos dos temas abordados nos projetos de informática, logo após, foi escolhido um acadêmico de cada equipe para  uma breve apresentação oral,   relatando o tema escolhido, o que será  pesquisado pelo grupo, a justificativa da pesquisa, entre outros, e esclarecendo quais são os elementos relacionados e qual a importância desses elementos dentro do que foi pesquisado.

Equipe: Andréia Ramalho


                 Ana Cristina

               Denise Cristina

                 Irles Almeida

               Jucilene Portela

                 Lívia Almeida

               Marinaldo Lima

NOSSA SOLUÇÃO NEO-NATAL

NOSSA SOLUÇÃO NEO-NATAL

Um equipamento avançado que funciona como verdadeira unidade de terapia intensiva neo-natal. A solução e completa com muito mais tecnologia embarcada que seus similares, para atendimento desde a sala de parto até as UTIs. Com recurssos inéditos, a unidade de cuidados intensivos  amplaproporciona várias opções para o tratamento do recém-nascido, tais como controle de temperatura, prontuario eletrônico do paciente, balança integrada, colchão térmico com sistema de baterias independentes, controle de manutenção preventivas, opções de configuração no trato respiratório e de painel de controle em software que permite acompanhar até 19 parãmetros monitorados de forma alta numerica e gráfica, modo de pré-aquecimento e software de fácil interação com o usúario.
fonte: revista intensivista ano 2009 pag:10

ALUNA: IRLES ALMEIDA
TURMA: II-B NOITE

TECNOLOGIA MOVEL "AVANÇOS PARA A INDUSTRIA FARMACEUTICA"

TECNOLOGIA MOVEL "AVANÇOS PARA A INDUSTRIA FARMACEUTICA"


A indústria farmacêutica tem experimentado um crescimento importante recentemente graças à tecnologia móvel. Como a população mundial continua a envelhecer, há uma demanda maior de medicamentos e tratamentos que proporcionem um futuro mais saudável para os baby boomers e idosos. Os dispositivos móveis são uma solução eficaz que os consultores sugerem que empresas farmacêuticas utilizam para superar os obstáculos e as seguintes questões. As questões de regulamentação Empresas luta com os regulamentos do governo durante a tentativa de aumentar os lucros. Conformidade permanece um desafio para essas empresas. A tecnologia móvel está na vanguarda quando se trata de grandes avanços para as empresas farmacêuticas. Comparado com outros de alta tecnologia saturar o mundo agora, soluções móveis oferecem benefícios positivos para essas empresas. As aplicações móveis também resolver muitas questões dentro da indústria farmacêutica: agiliza investigação e ensaios clínicos, melhora o monitoramento do paciente e capacita as equipes de vendas. Como a tecnologia móvel evolui, indústrias farmacêuticas continuar a melhorar ea evoluir bem. Como as empresas de software móvel introduzir-tech savvy para dispositivos portáteis, os trabalhos de pesquisadores e representantes de vendas será mais fácil. A tecnologia móvel abre grandes oportunidades e avanços para as empresas e médicos, incluindo: e-prescrições, e-diários e e-prática. As empresas farmacêuticas salvar milhares de dólares a cada ano e atingir seu objetivo final - para descobrir crítica, medicamentos que salvam vidas e coloca essas drogas rapidamente no mercado.
ALUNA: ANDRÉIA RAMALHO DE FREITAS
TURMA: II-B NOITE

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA


A tomografia computadorizada é um método médico de imagens que utiliza a tomografia, na qual o processamento geométrico digital é usado para gerar imagens tridimensionais do interior de objetos a partir de grandes quantidades de raios-x tirados ao redor. A tomografia computadorizada produz um volume de dados que pode ser manipulado para demonstrar várias estruturas. A tomografia computadorizada moderna permite que esse volume de dados seja reformatado em vários planos, e até em representações em 3 dimensões das estruturas.


Desde a sua introdução nos anos 70, a tomografia computadorizada tornou-se um importante instrumento de imagem suplementando os raios-x e ultra-sonografia. Embora a tomografia computadorizada seja bem cara, ela é importante no diagnóstico de vários problemas médicos. Mais recentemente, a tomografia computadorizada também tem sido utilizada na medicina preventiva.


Andreison Branches Enf 2B

A MAMMODIAGNOST PERSONALIZADO DE ALTA DEFINIÇÃO.

IONIC DETOX ( EQUIPAMNETO PARA A DESINTOXICAÇÃO )




Ionic detox é um equipamento digital de última geração promove a desintoxicação do organismo. É o único que combina o tratamento de desintoxicação e reequilíbrio energético da hydroterapia com tratamento de infravermelhos através dos pés e agua quente.

Com uma desintoxicação eficaz podemos prevenir doenças, diminuir o processo de envelhecimento e viver uma vida mais longa e saudável. Este tratamento é coadjuvante em todas as patologias.

A terapia, entre outras funções:
Promove a diminuição de peso, volume, celulite, e drenagem linfática, previne o aparecimento e evolução de varizes, elimina o cansaço e dores nas pernas e pés, produzindo uma imediata sensação de leveza.
Liberta o sangue de toxinas e excessos; promove uma diminuição imediata das seguintes substâncias:
Colesterol, triglicéridos, ureia, glicose, cretina, ácido úrico.

Estimula o processo de oxigenação do cérebro, diminui dores de cabeça, enxaqueca, melhora a qualidade do sono e alivia de imediato qualquer tensão acumulada, nervosa ou muscular. Na sessão de tratamento, os pés estão em contacto directo com iões produzidos na água. As toxinas são puxadas pela pele devido à osmose, e as diferentes cores na água são o resultado das partículas, resíduos gordos e mucosas libertadas.

Aluno : Thiago Carvalho.
 Fonte:  http://www.adoos.pt/post/5856116/ionic_detox_igual_a_hidrolimfa

RESONANCIA MAGNÉTCA.


 Ressonância magnética é uma técnica que permite determinar propriedades de uma substância através do correlacionamento da energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectromagnético, caracterizando-se como sendo uma espectroscopia.

Usa as transições entre níveis de energia rotacionais dos núcleos componentes das espécies (átomos ou íons) contidas na amostra. Isso dá-se necessariamente sob a influência de um campo magnético e sob a concomitante irradiação de ondas de rádio na faixa de frequências acima.
Em espectroscopia, o processo de ressonância magnética é similar aos demais. Pois também ocorre a absorção ressonante de energia eletromagnética, ocasionada pela transição entre níveis de energia rotacionais dos núcleos atômicos, níveis estes desdobrados em função do campo magnético através do efeito Zeeman anômalo.

Como o campo magnético efetivo sentido pelo núcleo é levemente afetado (perturbação essa geralmente medida em escala de partes por milhão) pelos débeis campos eletromagnéticos gerados pelos eletrons envolvidos nas ligações químicas (o chamado ambiente químico nas vizinhanças do núcleo em questão), cada núcleo responde diferentemente de acordo com sua localização no objeto em estudo, actuando assim como uma sonda sensível à estrutura onde se situa.

Aluna: Vania Maria.
Fonte:Wikipedia.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010



DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO CARDIACO (DEA)

A Doença cardio-vascular é a principal causa de óbito no Brasil. Estima-se que pelo menos 30% da população poderá apresentar evento grave e de consequência fatal. Na PCR ( Parada Cardiorrespiratória ), em 90% dos ataques cardíacos graves, o coração deixa de contrair em função da desorganização da atividade elétrica do músculo cardíaco . Esta desordem elétrica é chamada arritmia, sendo a Fibrilação Ventricular (FV) a mais comum. A Fibrilação Ventricular leva a Parada Cárdio Respiratória e único tratamento imediato é a DESFIBRILAÇÃO. Tão importante que a cada 1 minuto deixado de desfibrilar, as chances caem em menos de 10% de revertê-la.
- Sistema automático de avaliação de ECG que detecta complexos QRS e identifica automaticamente arritmias malígnas que necessitam de desfibrilação.
- Adaptável a qualquer paciente.
- Análise da impedância torácica do paciente, aumentando a eficácia na desfibrilação e reduzindo o risco de danos causados ao coração.
- Mensagem e comando por texto e voz
- Descarga interna automática após 30 segundos se não houver disparo.
- Tempo de Carga: Até 200J menor que 4 segundos.
- Cronômetro (contador de segundos), relógio.
- Utilização de pás adesivas descartáveis (Conector para pás internas opcional), comando de seleção de carga e disparo pelas mesmas.
- Display de cristal líquido que visualiza os parâmetros de programação pré e pós-choque, indicando a energia real armazenada a ser entregue.
críticos e os procedimentos realizados.
- Possibilidade através de conexão para comunicação com microcomputador, para visualização de dados da memória.
- Possibilidade de realizar auto-teste periodicamente.
- Situação do status da bateria com alarmes para nível baixo.

Andreison Branches Enf 2B

CHIP BIODEGRADÁVEL CRIARÁ IMPLANTES TEMPORÁRIOS NO CORPO HUMANO.

 

Em vários tipos de condições médicas, principalmente para o acompanhamento pós-cirúrgico, sensores que funcionem em tempo integral seriam de grande utilidade para monitorar a recuperação do paciente, permitindo que ele volte mais cedo para casa portando um verdadeiro "enfermeiro eletrônico" implantado no seu corpo.
Em caso de alguma anormalidade, o circuito eletrônico pode emitir avisos por meio de um computador ou de um telefone celular. E, conforme o paciente se recupera, o circuito se dilui no interior do seu corpo, de forma muito parecida com o que acontece com os fios utilizados nas suturas da cirurgia.
Outra aplicação dos circuitos eletrônicos biodegradáveis será na construção de temporizadores eletrônicos implantados no corpo do paciente, que liberem medicamentos nas doses precisas e nos horários determinados, evitando que a pessoa se esqueça ou não faça o tratamento conforme a orientação médica.
Embora estas ainda sejam apenas possibilidades futuras, agora trata-se de possibilidades factíveis.

Andreison Branches Enf  2 B

AUTOCLAVE DE PAREDE SIMPLES.

 
















































































































































































































Este tipo de autoclave pode existir em variadíssimos tamanhos, sendo geralmente formado por um cilindro metálico resistente, vertical ou horizontal e com uma tampa que permite fechar hermeticamente o autoclave. 
Essa tampa apresenta parafusos de orelhas e uma anilha de amianto que impedem a existência de fugas de pressão.
Os autoclaves de paredes simples têm geralmente um manómetro, uma torneira para descarga e uma válvula de segurança.
No interior do autoclave na parte inferior coloca-se água e logo acima um cesto ou tabuleiro com o material a esterilizar, e aquece-se a parte inferior externa do autoclave com chama ou resistências elétricas.
Os autoclaves não necessitam de termómetro para indicar a que temperatura se encontra o vapor de água no seu interior visto que existe uma relação directa entre a pressão do vapor de água saturado e a temperatura desse mesmo vapor .
Para que a esterilização seja bem feita, é necessário ter em atenção que no início do aquecimento existe ar no interior do autoclave além do vapor de água, sendo por isso necessário abrir a válvula para deixar sair o ar (não é recomendado colocar a mangueira dentro da água para verificar a formação de bolas, pois esta ação pode causar interferência no funcionamento do equipamento, pois pode gerar uma pressão no interior da autoclave). Quando termina o tempo calculado para uma correcta esterilização, deve-se retirar a chama e deixar arrefecer lentamente, só abrindo a torneira de descarga e lentamente, após o manómetro indicar zero. 
Deve-se ter o máximo de cuidado ao abrir devido à pressão interna, abrindo-se a válvula de escape de pressão somente pelo lado contrário da tampa autoclave. A temperatura do processo a vapor varia conforme os materiais a serem esterilizados situando-se entre 121º e 134 °C. A pressão para esterilização situa-se entre 1,2 kgf/cm² (121 °C) e 2,2 kgf/cm² (134 °C).
Um ciclo completo de esterilização constitui-se basicamente de três etapas: Aquecimento, Esterilização e Secagem, podendo após a realização das três etapas completas, dizer que a esterilização foi completa.
Aluno: Thiago Carvalho
Fonte: Wikipedia.

ALTO DESEMPENHO DA TRIAGEM DE MAMOGRAFIA E DIAGNÓSTICOS COM O NOSSO SISTEMA DE RADIOGRAFIA DIGITAL, DE CAMPO COMPLETO, DE PONTA.

SALAS DE SIMULAÇÃO COM MANEQUINS COMPUTADORIZADOS

Foram inauguradas na faculdade de medicina da USP ,o laboratorio de habilidades e simulação , que serão utilizados para as aulas de ´´Simulação de alta fidelidade ``.Esses ambientes foram adaptados para o treinamento de cuidados em saúde e procedimentos médicos intensivos ,invasivos e de emergencia ,em três cenarios diferentes: uma UTI ,um centro cirurgico, e uma enfermaria.Nessas salas terão manequins computadorizados , que simulam pacientes ,e um sistema de comunicação de alta tecnologia.O objetivo é treinar os alunos de graduação dos cursos de medicina ,fisioterapia, e enfermagem, a enfrentar situções difíceis de rotina profissional denominada "manejo de crise'' sem colocar em risco a vida e a saude de pacientes reais.Os manequins utilizados , interagem com os alunos ,simulam movimentos e reações , e respondem a estímulos externos em tempo real , inclusive a medicamentos administrados.A partir de uma sala de controle , o professor orienta por meio de ponto eletronico, o aluno que participa da encenação ,que pode representar tanto um familiar como um membro da equipe medica.


fonte:www.fm.usp.br
FERNANDA COLARES,ENF B

terça-feira, 26 de outubro de 2010

LABORATORIO COM TECNOLOGIA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Os novos laboratórios contam com incubadoras , berço aquecido, bomba de infusão,oxímetro, desfribilador e modernos manequins simuladores, adulto e infantil , que apresentam reações típicas de um paciente.A finalidade desses laboratórios é propiciar um ensino prático avançado e diferenciado ,ou seja, preparar cenários e simulações de como o aluno deve atender e assistir um paciente crítico ,adulto e infantil .Esses espaços serão utilizados pelos alunos do curso de enfermagem da universidade São Camilo , proporcionando aos alunos aambientes semelhantes a uma unidade pediátrica , os manequins simulam crises convulssivas,paradas respiratórias , paradas cardíacas,e ainda simulam pacientes críticos e terminais .E todo eqipamento oferecido por esses novos laboratórios geram aos alunos maior condição de entrar em uma unidade com o conhecimento e dissernimento que poucos teriam previlégio de ter.

fonte:www.saocamilo-sp.br
FERNANDA COLARES, ENF B

TECNOLOGIA AVANÇADA NA ENFERMAGEM (EPREX)

TECNOLOGIA AVANÇADA NA ENFERMAGEM (EPREX)

A tecnologia nos oferece possibilidades para facilitar e ajudar a realizar as tecnicas com maior segurança tanto para o profissional quanto para o cliente. Observando isto a partir desta medicação, EPREX, onde sua manipulação com seringa seja de forma segura, para prevenir acidentes com perfuro cortantes. Ele é uma solução injetável para administração intravenosa ou subcutâneaé utilizado para tratar a anemia associada com as doenças renais, em crianças em hemodiálise, em adultos em hemodiálise ou diálise peritoneal, na anemia grave nos adultos ainda não submetidos a diálise. Se o paciente tem doença renal, pode ter diminuição de glóbulos vermelhos caso o seu rim não produza eritropoietina suficiente (necessária para a produção de glóbulos vermelhos). EPREX é prescrito para estimular a sua medula óssea a produzir mais glóbulos vermelhos. Pode ser utilizado em adultos com anemia moderada que vão ser submetidos a uma cirurgia ortopédica (por exemplo, para operações da bacia ou joelho), reduzindo a necessidade de transfusões sanguíneas. É importante informar o seu médico se algum dos seguintes pontos se aplica a si. Embora tomar EPREX possa ainda ser indicado deverá falar primeiro com o seu médico.

ALUNA: IRLES ALMEIDA
TURMA: II-B NOITE

DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO IMPLANTADO



Sabe – se que o desfibrilador automático impantado,é um  implante  ativado que pode detectar um ritmo cardíaco anormal em um paciente e reverte automaticamente de um modo previamente programado, mediante a estimulação antitaquicardia ou mediante descargas eléctricas. Alguns modelos podem resincronizar o batido cardíaco mediante a estimulação simultânea dos dois ventrículos. Ocasionalmente pode empregar-se como marcapasos.

Andreison Silva Branches Enf 2 B

PARA ACELERAR A CICATRIZAÇÃO


A empresa  Walkmed é pioneira no Nosso país que é o Brasil com tecnologia Polihexanida, uma molécula revolucionária no tratamento de feridas e no controle da redução de infecções hospitalares, por meio dos produtos desenvolvidos com formulas exclusivas, sempre agregando ativos da natureza brasileira.
O medicamento chamado ACQUASEPT GEL, é um produto inovador totalmente eficaz, contém em sua composição a Polihexanida e apresenta ação anti-séptica e cicatrizante e pode ser utilizados em todos os tipos de feridas, infectadas ou não. Promove a hidratação e preservação do meio com conseqüente aceleração da cicatrização, em decorrência da rápida asséptização instalada da área lesionada, sem afetar a integridade dos tecidos expostos.
Como podemos perceber que esse medicamento vem ajudar pessoa com ferimentos com difícil cicatrização, onde as mesmas ficam debilitadas,  pelo fato de uma ferida incurável como de um diabético.
O produto é indicado para tratamento tópicos para todo os tipos de feridas, infectadas ou não, úlceras por pressão, ( como nos hospitais o paciente passas horas deitado só numa posição onde no mesmo causa úlcera de decúbito) nos estágio I E IV, queimaduras de 2° e 3° graus, entre outras complicações em lesões de pele e mucosas.    
ALUNA: PRISCILA CASSIANA FARISA DA SILVA
TURMA: II B NOITE.
FONTE: REVISTA NURSIN. OU
               WWW.WALKMED.COM.BR.

ASPIRADORES CIRÚRGICOS

Os aspiradores cirúrgicos para liquidos e secreções,indicados para uso clínico,odontológico e veterinário,apresentam exclusiva proteção antibacteriana.
Os equipamentos têm formato portátil e válvula que interrompe automaticamente a aspiração na ocorrência de limite máximo do recipiente.O aparelho  equipado  com bateria  é ideal para a ultilização  em ambulâncias e durante a falta de energia elétrica.
Os equipamentos também contam com outro importante diferencial:dispensam manutenção e aplicação de lubrificantes,pois funcionam por intermédio de diafrágma .Além disso,os  aspiradores cirúrgicos possuem exclusiva proteção antibacteriana Microban que facilita a higienização e evita a proliferação de microorganismo.Dando melhor proteção aos pacientes.
fonte:rev.nursing,ano 2009,pág 02.
aluna-Renata Vasconcelos   turma b  noite

INTERVENÇÃO CIRURGICA ROBOTIZADA

Semana passada foi anunciada a primeira intervenção cirúrgica feita por robôs. Este grande passo para a ciência e a engenharia, foi conseguido por pesquisadores da Universidade de Mac Gill.
Os cirurgiões robôs, batizados de Da Vinci e Mc Sleepy, o anestesista, foram operados por médicos. O dispositivo transmite imagens 3 D em altíssima definição oferecendo assim, uma precisão inigualável. O recado para os médicos é no sentido de tranquilizá-los, já que nenhuma máquina é capaz de substituir o homem.Pelo menos é o que falam....
FONTE: www.avançostecnologicos.com
Acad. GIZANE LIRA Enf 2010 "B"

ESCOVA DE DENTES QUE NÃO PRECISA CREME DENTAL

Os Dres. Kuni Komiyama e Gerry Uswak estão lançando uma invenção que promete revolucionar o mundo da higiene bucal: uma escova de dentes que funciona com energia solar e não precisa de creme dental, o Solady-J3X.
Esta engenhoca já está sendo fabricada no Japão pela empresa Shiken Co. Ltd. e conta com um micro painel de energia solar que envia eletrons até a cabeça da escova. O mais surpreendente é que esses eletrons produzem uma reação química quando se encontram com o ácido de nossa boca, sendo esta ação capaz de decompor a placa e eliminar as bactérias.
FONTE: www.technologyreview.com
Acad.: DJELMA VIEIRA - ENF B

LER E DORT: PRINCIPAIS LESÕES QUE ACOMETEM OS BRASILEIROS





A ler e dort são doenças que mais afeta os brasileiros,principalmente aquelas pessoas que passam muito tempo no computador sem fazer pausas para exercitar-se.
As lesões acometidas pela ler e dort, são distúrbios ou doêncas do sistema musculo esquelético, principalmente pescoços e menbros superiores, relacionada ou não ao trabalho.
O nosso objetivo e identificar problemas mais frequentes causado pelo desconforto, gerado pela posição incorreta, com isso podemos idenficar as causas, sinais e sintomas, bem como a prevenção das mesmas.
Os elementos utilizados nas fotos para o anexo foram; cardeiras,mesa,computadores, mause, teclado,bem como a posição das pernas e braços. Alem da equipe mostrando posturas corretas e incorretas,para que possamos mostrar como devemos prevenir a ler e dort.
Foi realizado um questionário contendo 10 questões, para que os alunos respondam referente ao tema e posteriormente os nossos informantes serão informados, que seram mantidos em anonimato. Em seguida serão tabuladas, grafitadas e analizadas.

EQUIPE:
MARIA ADRIANA REBELO
ELIANA DERZENCURT
ESTELITA COLARES
VANDELÉIA RAMOS
GIZANE LIRA
TANUANA FERNANDES
DJELMA PATRICIA