quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA MEDICINA

Nos últimos anos a Medicina se beneficiou enormemente dos avanços da tecnologia. Exames mais precisos e cirurgias menos invasivas são realizados diariamente nos hospitais do mundo inteiro. Porém, essa tecnologia ligada à saúde também está disponível em nossos lares através de um simples termómetro digital. Os preços cada vez mais acesíveis tornaram popular este instrumento. Por outro lado, um posicionamento mais ecológico a nível mundial, exerce fortes pressões para a proibição da fabricação dos tradicionais termómetros de mercúrio devido ao alto poder de contaminação deste componente. Na Espanha, por exemplo, sua fabricação foi proibida em Julho de 2007 e aqui, no Brasil, 38 entidades das áreas de saúde e meio ambiente, já protocolaram em Maio de 2010, solicitação nesse sentido.
O termómetro digital surgiu na década de 1970 e apresenta a vantagem do baixo peso e de eliminar o erro inerente ao ser humano quando do emprego de um termómetro convencional (erro de paralaxe, regressão da coluna, demora na leitura)
FONTES: www.pt.wikipedia.org; Revista Brasileira de Ensino de Física
Djelma Vieira - Enf B 2010

Sonda Nesoenteral

A sonda nasoenteral é uma sonda colocada pelo nariz que chega até o intestino(por isso a expressão enteral, que provém de intestino)Ela leva alimento que deve ser o mais simples possível em sua composição visto que ao chegar no intestino uma grande parte do processo digestivo já deveria ter sido realizado.Esse alimento mais simples permite que haja uma absorção mais completa pelas micro vilosidades que existem no intestino e que são responsáveis pela absorção dos nutrientes.Esse tipo de sonda só deve ser realizado por um profissional de nível superior (médico ou enfermeiro) e a sua manutenção é muito simples.
Deve-se sempre verificar se a sonda está bem afixada,se não estará tracionando nenhuma área do nariz,por onde é inserida.

Sempre se adiministra água após o término da administração do alimento.
Nunca se coloca o seu gotejamento de forma rápida.
E SEMPRE se deve ter a AUTORIZAÇÃO e ACOMPANHAMENTO de um PROFISSIONAL da área para se realizar qual que desses.


Aluna: Eliana
Enf "B"

Estetoscópio ou Fonedoscópio


Estetoscópio também chamado de fonendoscópio, é um instrumento utilizado por diversos profissionais, como médicos e enfermeiros, para amplificar sons corporais, entre eles.
As vibrações são depois propagadas às paredes do tórax e podem ser auscultadas através de um estetoscópio, permitindo a obtenção de um conjunto de informações importantes sobre a condição do coração.

Em adultos saudáveis, existem geralmente dois sons do coração normais que ocorrem em sequência com cada batida do coração.
Esse e equipamento é muito utilizado na área de saúde principalmente nos posto e em todo atendimento necessário para o auto exame do doente. Contudo esse equipamento é indispensavél para  os procedimentos de saúde.

Aluna: Tanuana Fernandes Andrade
Enf "B"

HOSPITAL TOTALCOR HUMANIZA SALA DE TOMOGRAFIA

SUITE DO HOSPITAL TOTALCOR
 O hospital acaba de ampilar a sala de tomografia com base no conceito de humanização de ambientes. A partir de agora, os pacientes têm á disposição um local e ambientação diferenciada, com projeção de imagens na parede e jogo de luzes, que propiciam comodidade e amenizão possíveis desconforto durante a realização dos exames.
A iniciativa faz parte do Projeto Insight, desenvolvido pela Philips, com o intuito de melhorar a qualidade do tempo de espera durante exames de tumografia, além de promover uma experiência relaxante, tanto para pacientes quanto para a equipe médica.
 O Projeto Insight começou a ser desenvolvido para o TotalCor quando a unidade hospitalar adquiriu a Tomografia 64 canais. Um dos mais modenos do seu segmento, o modelo é capaz de escanear, em apenas 14 segundos, toda a região das coronárias. Possui mais qualidade e alta velocidade na impressão, além de possibilitar maior detalhamento das imagens obtidas no exame.
ALUNA: PRISCILA CASSIANA FARIAS DA SILVA
TURMA: ENF B NOITE.

REF. http://www.sitmed.com.br

TECNOLOGIA EM SAÚDE ABRE NOVO CAMPO DE TRABALHO

O enfermeiro está colocando os pés para fora dos hospitais. Novos campos de trabalho estão surgindo, na pesquisa em tecnologia para a saúde e em procedimentos de enfermagem, na atuação em equipes de médicos de família, que atendem localmente aos clientes, e no "home care" --prática que faz a internação na própria casa do paciente, como uma recuperação pós-operatória.
"A tecnologia para a saúde evoluiu muito, e o enfermeiro entra nesse espaço desenvolvendo, operando e comercializando esses equipamentos", afirma Sonia Maria Oliveira de Barros, diretora da Faculdade de Enfermagem do hospital Albert Einstein.

Segundo ela, o profissional será importante para ensinar os procedimentos de manuseio e como aproveitar melhor o aparelho. "O enfermeiro pode explicar a um cliente qual será a contribuição daquele equipamento para a clínica ou para o hospital."

A atuação do enfermeiro vai além da administração de remédios para o paciente. Uma de suas funções é coletar dados sobre o estado de saúde da pessoa, quando chega para tratamento ou já está internada, segundo Ana Maria Tucci, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Isso pode ser feito por exames e por entrevistas. Com essas informações, o profissional faz uma pré-avaliação, que auxiliará o médico a determinar o tratamento apropriado.

Vencida essa primeira etapa, será feita a prescrição de enfermagem. O enfermeiro irá verificar como aplicar as orientações e as administrações médicas e os cuidados de higiene e de alimentação. O profissional também terá de observar o jeito adequado para prestar os cuidados, dando mais conforto e causando menos interferência no cotidiano do paciente.

A atuação do profissional em um hospital é diversificada, segue desde o atendimento na pediatria às internações na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Para as especializações, diz Tucci, além do mestrado e do doutorado, o aluno pode optar por cursos específicos, que costumam ter de 500 a 600 horas.

No primeiro ano de enfermagem, o estudante terá disciplinas comuns da área de saúde, como biologia, anatomia e fisiologia. Nos demais anos, serão dadas disciplinas como nutrição, enfermagem em saúde pública e administração em serviços de enfermagem hospitalar e pesquisa.


Fonte: Folha.com
Acesso em: 29/09 as 21:46

Ariana Costa

APARELHO DE ULTRA-SONOGRAFIA

A ultra-sonografia é um método de obtenção de imagens que tem evoluído muito nos últimos anos e que contribui para a área de saúde como ortopedia, angiologia e cirurgia vascular, neurologia, oftalmologia, endocrinologia e oncologia, assim como a possibilidade de se realizar biópsias de vários tipos de lesões guiadas pelo ultra-som, porém a área onde mais se aplica a ultra- sonografia é a obstetrícia, fazendo parte de muitas das consultas médicas e de enfermagem, possibilitando conhecer o andamento da gestação, o sexo da criança e também possíveis patologias e mal formações fetais. A ultra- sonografia auxilia na geração de diagnósticos, simplificando e agilizando o tratamento e a recuperaçõo de pacientes. Barini define a ultra-sonografia como: “um exame em tempo real, rápido, não invasivo e indolor, porém altamente dependente do operador que deve ser um profissional médico bem treinado para a realização dos exames”. Assim sendo torna-se um método imprescindível à equipe de saúde, que além de dispor do aparelho, deve ter conhecimento necessário para manuseá-lo corretamente para que o objetivo do exame seja alcançado.

Ac: Denise Cristina Silva                            

A TECNOLOGIA APLICADA Á ENFERMAGEM

O uso tecnologia na área da saúde faz-se indispensável pelo fato de contribuir tanto ao trabalho dos profissionais quanto a manutenção da vida dos pacientes, tornando-se assim aliados da saúde do homem, porém em ambientes hospitalares onde há máquinas trabalhando, é necessário preocupar-se em reconhecer o indivíduo como um todo, e é papel do enfermeiro, prestar assistência humanizada aos pacientes. Para Barbosa (1999) “embora pensemos que a tecnologia deva ser utilizada na prática hospitalar como uma ferramenta auxiliar no cuidado de enfermagem, que supre as necessidades crescentes do aumento da complexidade do cuidado oferecido pelas enfermeiras e possibilita a prestação de um cuidado de qualidade, com obtenção de maior eficácia, minimizando o tempo gasto na realização dos procedimentos, por outro lado, é preciso pensar sobre os efeitos que o avanço tecnológico remete”. Nesse sentido é necessário buscar uma adequação do uso da tecnologia a todas as necessidades do paciente sejam elas físicas ou psíquicas.


Ac: Denise Cristina Silva                             

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

O prontuário médico é um documento legal que contém informações muito importantes sobre o paciente, histórico pessoal e familiar, problemas de saúde, as ocorrências, os procedimentos realizados enfim, todo o histórico sobre a saúde do paciente. Com base nessas informações a equipe de saúde pode realizar procedimentos com mais precisão e possibilidade de sucesso no tratamento. Em sua maioria o prontuário médico é constituído por diversos formulários, e documentos de papel, onde são manuscritas as atualizações conforme os acontecimentos e necessidade. Com o avanço da tecnologia a área de saúde já dispõem de prontuários eletrônicos, que podem ser grandes aliados dos profissionais da saúde. Segundo Massad (2003) “o prontuário eletrônico é um meio físico, um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo estão armazenadas, e muitos benefícios podem ser obtidos deste formato de armazenamento. Dentre eles, podem ser destacados: acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais; acesso a conhecimento científico atualizado com conseqüente melhoria do processo de tomada de decisão; melhoria de efetividade do cuidado, o que por certo contribuiria para obtenção de melhores resultados dos tratamentos realizados e atendimento aos pacientes; possível redução de custos, com otimização dos recursos”. Sendo assim, a substituição do prontuário médico de papel para o eletrônico traz melhorias consideráveis aos usuários sejam eles pacientes ou profissionais da área de saúde.

Ac: Denise Cristina Silva

OS AVANÇAS DA INFORMATICA


OS AVANÇAS DA INFORMATICA





A Saúde é uma das áreas onde há maior necessidade de informação para a tomada de decisões. A Informática Médica é o campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para otimizar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas. O crescimento da Informática Médica como uma disciplina deve-se, em grande parte: aos avanços nas tecnologias de computação e comunicação, à crescente convicção de que o conhecimento médico e as informações sobre os pacientes são ingerenciáveis por métodos tradicionais baseados em papel, e devido à certeza de que os processos de acesso ao conhecimento e tomada de decisão desempenham papel central na Medicina moderna.
ALUNA: ANDRÉIA RAMALHO DE FREITAS
TURMA: II SEMESTRE - B
TURNO: NOITE
CURSO: ENFERMAGEM

RADIOTERAPIA


A radioterapia é o uso médico de radiação ionizante como parte do tratamento do câncer para controlar células malignas.
A tecnologia vem avançando dia-a-dia com aparelhos radio- terapeutas que possibilitam um resultado mais eficaz sobre a doença em questão seja ela qual for.
Ela ajuda no diagnostico de determinadas anomalias, prevenção e diagnostico.
Os aparelhos surgiram depois de um avanço exorbitante na tecnologia em relação a saúde e, uma carência de diagnósticos mais eficazes.
A radioterapia funciona danificando o DNA das células com sua radiação. As células cancerosas se reproduzem mais, porém têm menor capacidade de reparar danos comparados às células sadias.

Instituto Esperança de Ensino Superior Iespes - IESPES
Por: Brenda Reis
Acadêmica do curso Bacharelado em Enfermagem

terça-feira, 28 de setembro de 2010

TECNOLOGIA NA SAÚDE


A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é uma das conseqüências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. No Ministério da Saúde, a ATS é uma das atribuições da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, através da atuação do Departamento de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de institucionalizar a ATS no SUS. Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.


Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES
Por: Brenda Reis
Enfermagem II B Noturno

GLICOSE NA URINA

                                                               Glicose na Urina

                           A glicose urinária é geralmente medida em um "teste por amostragem" que utiliza uma fita graduada com uma parte sensível colorida, impregnada com agentes químicos específicos que reagem com a glicose.Porém não há nenhum risco.
                           Esse aparelho é muito útil na área de enfermagem,pois o mesmo tem como finalidade,fazer um diagnostico completo,correto e que o paciente saiba como esta sua glicose na urina.Uma amostra de urina de 24 horas é necessária.
                           A insulina é o principal hormônio que regula as concentrações de glicose no organismo ,urante o exame o paciente sente a micção normal e não há nenhum desconforto,é um teste rápido e ágil.
Os níveis superiores aos normais podem indicar:

• Limite benigno baixo de glicose renal (os rins expelem glicose na urina a nível relativamente baixo de glicose sangüínea)

• Síndrome de cushing

• Diabetes melitos

• Estresse grave (por exemplo, devido a trauma ou cirurgia)



Tyllara da Rocha Soares
Enf II B

A TECNOLOGIA AVANÇADA

A TECNOLOGIA AVANÇADA


Milhares de anos a trás não só a população brasileira mais como todos os outros países, passavam por diversas   dificuldades em todos os aspectos, porem o que mais deixava a desejar pelo fato de que sem ela não vivemos era a SAÚDE, pois não tenhamos todos os recursos que temos hoje, e através de diversas mudanças a respeito principalmente da tecnologia através da informatica, os países adquiriram as devidas formas de atendimento a população enferma (doente), que necessitam de um atendimento mais avançado e rápido, assim como os exames laboratoriais, e os exames feitos em postos de saúde e hospitais. A tecnologia hoje proporciona a todos uma segurança a respeito de um atendimento imediato em casos de acidentes, parada-cardio respiratória, e outras complicações que necessitem de um atendimento mais avançado para salvar vidas. Com isso podemos perceber que a informatica e suas tecnologias vem trazendo melhorias para a SAÚDE, com novas descobertas que beneficiam a todos. 
ALUNA: ANDRÉIA RAMALHO DE FREITAS
TURMA: II SEMESTRE - B
TURNO: NOITE
CURSO: ENFERMAGEM

AVANÇOS DA MEDICINA

A jornalista Lauren Cox publicou no site da MedpageToday, ligado à Universidade da Pennsylvania-USA, trouxe uma interessante reportagem sobre as 10 maiores descobertas da Medicina. Os dados foram obtidos através de uma enquete realizada pela rede ABC News com 800 cientistas no mundo inteiro. Foram consideradas descobertas feitas a partir do ano 2000 e pesquisas que vão da bancada do laboratório à pratica médica, do laboratório, ao leito do paciente. A seguir uma descrição destas descobertas:

- As Descobertas do Genoma Humano Chegam à Beira do Leito
- A Tecnologia da Informação Chega aos Médicos e aos Pacientes
- As Leis Anti-Fumo e as Campanhas para a Redução do Fumo em Público
- As Doenças do Coração Declinaram 40 % na Última Década
- Pesquisas com Células- tronco: Importantes Descobertas Laboratoriais e Alguns Avanços Clínicos.
- Terapias Direcionadas Contra o Câncer Deverão se Expandir com as Novas Drogas.
- Terapia Combinada Aumentou a Sobrevida dos Portadores de HIV.
- Técnicas Cirúrgicas Minimamente Invasivas e Robotizadas
- A Substituição Hormonal Aumenta os Riscos das Doenças do Coração e de Câncer, e
- Estudos Funcionais do Cérebro Humano

Como podemos apreciar, a maior parte desses avanços conta com a colaboração da informática. Diversos autores afirmam que nos últimos anos, a medicina foi a ciência que mais aproveitou a tecnologia da informação.

Djelma Vieira - Enf B 2010

ULTRASOM 3 E 4D.

O ultrassom em 3-D mostra fotos do bebê em três dimensões, e dá para ver o rostinho dele com detalhes. A ultrassonografia em 4-D (que conta o tempo como a quarta dimensão) mostra essas mesmas imagens, só que em movimento.


Uma imagem de ultrassom em 3-D com 14 semanas de gravidez

Todo mundo fica superansioso para ver o bebê pela primeira vez na tela do ultrassom, mas na hora agá é difícil distinguir a carinha do filho naquela imagem borrada, sem muita definição. O problema é que o ultrassom deixa o bebê "transparente", ou seja, você enxerga os ossos e órgãos internos, em vez da pele.

Com os ultrassons em 3-D e 4-D, o que se enxerga é a pele que cobre o bebê. Dá para ver o formato do nariz e da boca, observar um bocejo ou vê-lo colocando a língua de fora. Dá para ver até se ele se parece mais com a mãe ou com o pai.

3d scan at 26 weeks
Imagem de ultrassom em 3-D com 26 semanas

Do ponto de vista médico, os benefícios dos ultrassons em 3-D e 4-D parecem ser limitados em relação ao ultrassom comum. Às vezes eles podem ser úteis para mostrar mais detalhes sobre alguma anormalidade já detectada. Também ajudam a diagnosticar problemas como o lábio leporino, para preparar a família e já deixar os médicos prontos para uma eventual cirurgia depois do parto. O ultrassom em 3-D também pode ser útil para avaliar o coração e outros órgãos internos.

Se você só quer enxergar o rosto do bebê com mais detalhes, porém, talvez precise pagar à parte por esse tipo de ultrassom, que é mais caro. Sem justificativa médica, os convênios não cobrem o procedimento. Algumas clínicas, porém, podem oferecer uma foto em 3-D na hora do ultrassom comum, por isso não custa perguntar ao ultrassonografista se você não tem chance de ganhar o "brinde".

Esse tipo de ultrassom é tão seguro quanto a ultrassonografia comum. A imagem é formada na verdade por uma composição de imagens bidimensionais.


Imagem de ultrassom em 3-D com 26 semanas

A melhor fase para fazer um ultrassom em 3-D ou 4-D é entre 26 e 30 semanas de gravidez. Antes disso o bebê tem pouco tecido adiposo sob a pele, ou seja, é magrinho demais, e os ossos do rosto ficam muito visíveis. Depois de 30 semanas, pode ser que a cabeça fique numa posição difícil de alcançar, muito afundada na sua pelve, e o ultrassonografista pode ter dificuldade em obter uma boa imagem.

É bom ter consciência também de que nem sempre as fotos ou as imagens vão sair bonitinhas e claras como a gente quer. Tudo depende da posição em que o bebê está, e, no caso da "foto" do ultrassom em 3-D, que ele não fique se mexendo. A posição ideal é com o rosto virado para fora da barriga, com bastante líquido amniótico na frente e sem a interferência do cordão umbilical.

Se o bebê estiver virado para as suas costas ou estiver com o rosto muito próximo da parede do útero, a imagem pode ficar difícil. A presença de uma camada de gordura na barriga da mãe também interfere na clareza da imagem.

Um truque é levar alguma coisa doce para comer, como uma bala ou chocolate, para tentar "forçar" o bebê a se mexer e mudar de posição na hora do exame, se necessário.

Nesse tipo de ultrassom também dá para ver com detalhes o sexo do bebê.

Aluna : Francenilce Pimentel.
Fonte: Baby Center

Celular na tecnologia avançada


Hoje a tecnologia teve um avanço muito grande, foi criado um celular que funciona com 2 chip GSM simultaneamente e pode solucionar uma grande economia no final do mês.
Hoje em dia as pessoas não utilizam com freguencia o telefone residencial por seu gasto ser maior do que a opção do celular.O celular estar ate nas mãos das crianças por seu uso ser prático e facíl de usar, e hoje qualquer pessoa tem esse aparelho tecnologicamente conhecido.
A utilização do cel é um processo pensado e sempre modifica por seus criadores, hoje ja tem ate celular que se pode visualizar a pessoa do outro lado da linha, realmente esse avanço cresce cada vez mais desde sua criação.
Para finalisar o celular é um grande avanço mostruoso da criação humana, e que esta cada vez mais se modificando conforme o tempo.

Aluna: Tanuana Fernandes Andrade
Enf "B"

DESFRIBILADOR



A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica em um paciente, através de um desfibrilador, um equipamento eletrônico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. A reversão ou cardioversão se dá mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade. Os choques elétricos em geral são aplicados diretamente ou por meio de eletrodos (Placas metálicas, ou apliques condutivos que variam de tamanho e área conforme a necessidade) colocados na parede torácica.

Em 1959 Bernard Lown iniciou as pesquisas em um desfibrilador com um banco de capacitores que descarregava através de um indutor gerando uma onda senoidal na descarga do circuito RLC chamada onda de Lown. O trabalho iniciado por Lown foi colocado em prática pelo engenheiro Barouh Berkovits .

Além dos desfibriladores tradicionais, onde um especialista (de preferência) averigua a situação presente e ajusta o aparelho conforme a necessidade, há também os aparelhos DEA (Desfibrilador Automático Externo), estes com a capacidade de fazer uma avaliação das condições cardíacas do paciente e informar o utilizador se um choque deve ser dado ou não, bem como também (eventualmente) dando os procedimentos para reanimação na parada cardiorrespiratória.

ALUNA: Maria Goreth.
Fonte:Wikipedia.

RAIO X

 

Raios X



Em 8 de novembro de 1895, um físico alemão chamado Wilhelm Röentgen fez uma grande descoberta enquanto fazia uma experiência com feixes de elétrons em um tubo de descarga de gás. Ele descobriu os raios X.

Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ângström (5 pm) até centenas de angströns (1 nm).

O espectro de comprimentos de onda utilizável correspondente a aproximadamente entre 1 nm a 5 picômetros. A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.

Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.

ALUNA: Gizane Lira.
FONTE: Wikipedia